Para conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde do homem, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) decidiu criar a campanha Novembro Verde, tendo como inspiração o Outubro Rosa – mês de conscientização e combate do câncer de mama.
Essa iniciativa será realizada ao longo do mês e pretende conscientizar a população masculina sobre a necessidade de se cuidar, destacando que o câncer de próstata não é o único motivo para os homens procurarem o urologista.
Para a campanha, a SBU contatou a agência de comunicação RS Press com o objetivo de divulgar o Novembro Verde em ações de assessoria de imprensa e mídias sociais.
“Na área de assessoria, a equipe abordou pesquisa do Ibope divulgada em setembro afirmando que 42% dos homens acima de 40 anos não realizaram exame de próstata. Para dar peso à divulgação, os dados apresentados pela pesquisa afirmam o que a SBU pretende colocar como alerta”, conta Fábio Berklian, coordenador geral da agência.
Entre as abordagens da assessoria, além da pesquisa, questões que deixam a população masculina com dúvidas, em todas as etapas da vida, serão abordadas ao longo do mês na imprensa. Desde problemas relacionados à infância, como fimose, passando por temas tabu, como a masturbação na adolescência, além das DSTs.
Os profissionais de mídias sociais da RS Press elaboraram um planejamento de postagens para o Facebook, com indicação de dicas de saúde para o homem, uma montagem de álbum com os destaques divulgados na imprensa, frases de impacto para o público alvo, atividades essas alinhadas aos projetos divulgados pela assessoria de imprensa.
Abrangendo o Estado de São Paulo, com extensão para o território nacional, o Novembro Verde culminará com a realização de uma caminhada no dia 25/11, com a distribuição de folhetos de orientação e prevenção a doenças típicas do gênero masculino.
O câncer de testículo também estará em pauta. Atinge homens na faixa dos 15 aos 35 anos e representa 5% dos tumores malignos no homem. As doenças cardiovasculares e suas complicações, como a disfunção erétil, serão motivo de alerta aos homens na faixa dos 45 a 50 anos.
E, visando a terceira idade, estarão em pauta os tumores de próstata e rim, com ênfase na possibilidade de prevenção através do exame de toque e teste PSA.