Uma das maiores do Brasil, a Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA), criada pela Fecomércio-BA, faz neste mês de outubro o seu primeiro aniversário.
Reunindo 31 entidades, o objetivo da CET-BA é unir empresários de diversos setores ligados ao turismo a fim de defender os interesses do segmento na Bahia. No dia 31/10, às 14h30, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, será o palestrante da reunião comemorativa, na Casa do Comércio.
O coordenador da Câmara, Cícero Sena, diz que a meta do primeiro ano foi alcançada: “Conseguimos estabelecer diálogo com o poder público levando as nossas reivindicações e também informações do mercado”.
Dentre as ações desenvolvidas destacaram-se as pesquisas sobre segurança e turismo de lazer. “Queremos fornecer as estatísticas do setor ao governo através de um banco de dados atualizado.”
“A nossa análise da segurança pública, amplamente divulgada pela imprensa baiana, evidenciou que a Bahia tem um déficit de 14 mil policiais. São informações que auxiliam na formatação de políticas públicas e mostram que o governo precisa agir com urgência”, completa Sena.
Na campanha municipal, a CET-BA entregou a todos os candidatos à Prefeitura de Salvador um documento contendo sugestões de medidas para minimizar as dificuldades do turismo na capital, como a criação de um Oceanário na região da orla e de um novo Centro de Convenções multiuso.
Ao longo do ano representantes do poder executivo como o secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli; o superintende de Transportes, Ivan Barbosa; e o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos; fizeram exposições nas reuniões mensais da CET-BA, abrindo o debate com o empresariado sobre mobilidade urbana, segurança, linhas de financiamento para o turismo, entre outros.
Para o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Amaral, a CET-BA é um órgão fundamental na estrutura da federação.
“A Bahia foi o 13º estado a instalar a Câmara Empresarial do Turismo no Brasil. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos no primeiro ano e com a representatividade que alcançamos. Continuaremos trabalhando para desenvolver cada vez mais o turismo em nosso estado, que é o terceiro destino turístico mais visitado do país. A missão da CET-BA está apenas começando”, declara o presidente.