Escolas públicas de municípios de Pernambuco, articuladas em rede com associações de moradores, ONGs, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e outros parceiros locais, estão desenvolvendo projetos voltados para a educação integral de suas crianças e adolescentes.
Representantes destes projetos estarão reunidos em Olinda, nos dias 23 e 24/10, no III Encontro Regional de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral. O tema do encontro é o papel da educação integral, exercida por essas redes comunitárias, no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Participam do encontro educadores e parceiros dos três projetos que estão sendo desenvolvidos em Olinda, Recife e Igarassu, como parte do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.
Especialistas em educação e um juiz da Infância e Juventude de Pernambuco vão discutir com os participantes os temas de ação em rede e o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, previsto na Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e regulamentado por resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. A sua missão é prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens.
Representantes das escolas, organizações comunitárias e outros parceiros dos projetos reúnem-se regularmente em encontros regionais, para discutir temas de relevância para a educação integral e troca de experiências.