Com 49 marcas confirmadas e 500 carros expostos, 7% a mais do que na última edição, o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que será realizado de 24/10 a 04/11, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, promete criar uma nova história.
O maior e mais importante evento automotivo da América Latina hoje está no centro das atenções do setor automotivo mundial, que tem no Brasil um mercado potencial para ampliar suas vendas e market share – fugindo da crise econômica enfrentada atualmente na Europa, Japão e EUA.
“Com a crise em seus países de origem, as montadoras estão focando nos emergentes – em especial no Brasil – que hoje é o quarto maior mercado mundial. O Salão do Automóvel de São Paulo é a grande vitrina para os seus lançamentos, apresentação de tendências e a geração de novos negócios”, afirmou o vice-presidente executivo da Reed Exhibithions Alcântara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida, ontem (17/10) pela manhã, na coletiva de imprensa oficial do evento.
Também participaram da apresentação o diretor da feira, Hercules Ricco; o presidente da SPTuris, Toni Sando; o diretor de Marketing e Vendas do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPVCB), James Rubio; o diretor financeiro da Abeiva, Ricardo Strunz; e o diretor de Relações Institucionais da Anfavea, Ademar Canteiro.
“O Salão do Automóvel é um organismo vivo que reflete o mercado”, afirmou Paulo Octávio, que apresentou a infraestrutura desta edição do evento, a campanha de marketing, dados históricos e informações de pesquisa sobre o perfil do público visitante do Salão – um dos dados mostra que 55% das pessoas que visitam o Salão do Automóvel têm a intenção de trocar de carros nos próximos seis meses.
O presidente do SPCVB, Toni Sando, reforçou a importância do evento para São Paulo. “É hoje o maior evento privado da cidade. Vinte por cento da ocupação hoteleira neste período vem para cá por conta do Salão”.
O diretor de Marketing do SP Turis, James Rubio, destacou a importância do evento na geração de negócios, renda e visitação para a cidade: “Dos 750 mil visitantes em 2010, 300 mil vieram de fora e deixaram aqui cerca de R$ 360 milhões, o que correspondeu a um ticket médio de R$ 1.200,00. O Salão do Automóvel é um grande negócio para todos”.
“Não há marca que não perceba a importância do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. É o momento de estar mais próximo ao consumidor”, afirmou o diretor financeiro da Abeiva, Ricardo Strunz, que destacou o aumento a cada edição da participação das importadoras de veículos no evento.
Segundo ele, das 29 marcas estrangeiras associadas à entidade, 22 participarão do Salão em 2012. “Significa 50% do número de marcas presentes e 30% do espaço ocupado”.
Já o diretor de relações institucionais da Anfavea, Ademar Canteiro, disse que o evento tem sido testemunha e vitrina do desenvolvimento do mercado automotivo brasileiro, que se torna cada vez mais internacional. “Hoje somos o quarto maior mercado mundo, com potencial para chegar a cinco ou seis milhões de veículos comercializados por ano”, declarou Canteiro.
De acordo com projeções da Anfavea, o mercado brasileiro deve ter um crescimento de 4% a 5% nas vendas neste ano, superando a marca de 3,63 milhões de veículos vendidos no ano passado. Até setembro foram licenciados 2,79 milhões de unidades, um aumento de 4% em relação ao volume do mesmo período em 2011.
Segundo o diretor da feira, Hércules Ricco, os números desta edição corroboram a importância do evento: “Houve um aumento de 42 para 49 montadoras da edição de 2010 para esta e aumento na área de ocupação. E a quantidade de modelos expostos aumentou de 450 para 500 carros”, afirma.
Os números grandiosos não param por aí: são gerados 26 mil empregos diretos e indiretos e mais de 99 horas ininterruptas de trabalho para deixar tudo pronto para a exposição.
Os visitantes – apaixonados por carros – devem esperar um grande desfile de design e tecnologia nesta edição. Vários lançamentos apresentados no Salão de Paris, realizado de 29/09 a 14/10, serão estrelas no evento brasileiro.