O 25º Simpósio ACM de Interface do Usuário e Tecnologia (Uist) vai até hoje (10/10) em Cambridge, Massachusetts. O evento traz pesquisadores e profissionais de diversas áreas, incluindo a gráfica, computação tangível e obíqua, realidade virtual e aumentada, multimídia e muito mais.
Alguns projetos da Microsoft Research foram expostos no Uist, e um que mais chama a atenção é o Digits.O trabalho que está em desenvolvimento, aborda a área de interfaces naturais e a mistura entre mundo real e mundo virtual.
Digits emprega uma tecnologia ‘usável’ de visão que permite que gestos das mãos que controlem a navegação pessoal, tais como o telefone móvel, laptop ou consoles de jogos.
David Kim, um dos pesquisadores desse projeto, explicou que a equipe queria fazer uma interação espacial móvel e transformar isso em uma combinação de técnicas de visão computacional fora da plataforma de hardware para construir essa “pulseira”.
A combinação de laser infravermelho, câmera infravermelha, difusor infravermelho para iluminação e a unidade de medição inercial permitem o acompanhamento dos dedos.
Na configuração atual só pode ver cinco pontos, o que torna difícil de obter uma visão precisa da posição da mão. Então, o sistema de visão é aliado a um modelo biomecânico e cinemático do membro, que permite um alto grau de precisão.
Porém, há alguns momentos em que o rastreamento é afetado pela oclusão, por exemplo, quando a mão está em certa posição – embora David tenha mencionado que se fosse permitido que a máquina aprendesse logaritmo, ajudaria a aliviar os problemas e melhorar ainda mais a precisão.
O vídeo mostra diversas aplicações desse projeto: