A fábrica de Sochaux, da PSA Peugeot Citroën, está celebrando seu centenário, sendo uma das mais antigas unidades de produção automotiva do mundo ainda em atividade.
Por essa ocasião, a exposição “M14, l’Expo du siècle” (M14, a exposição do século) foi inaugurada por Thierry Peugeot, presidente do conselho de supervisão do grupo PSA Peugeot Citroën, e Philippe Varin, presidente mundial (CEO) do grupo, na presença de Pierre Moscovici, ministro francês da Economia e das Finanças.
A fábrica de Sochaux, símbolo da indústria automobilística no país, foi fundada em 1912 pela marca Peugeot para produzir caminhões. Foi apenas depois da Primeira Guerra Mundial que a empresa decidiu concentrar ali a totalidade de sua produção.
Com 12.000 empregados, o grupo acaba de investir 200 milhões de euros na fábrica para construir uma nova área de chaparia.
Sochaux produziu mais de 20 milhões de veículos desde sua criação, e atualmente produz 1.670 veículos por dia: os modelos Peugeot 308, 3008, 5008 e o Citroën DS5, incluindo suas versões híbridas diesel.
Em torno do slogan “De nossa história retiraremos nossa força”, a fábrica de Sochaux celebra seu centenário com vários eventos abertos ao público: até 15/10 haverá uma retrospectiva, chamada ” M14, l’Expo du siècle” composta principalmente por documentos fotográficos inéditos extraídos de um acervo fotográfico de mais de um milhão de imagens, conservado no Centro de Arquivos de Terre Blanche, do Grupo PSA.
Em 16/09, a fábrica de Sochaux abriu suas portas ao público para um dia “de bicicleta no país dos carros”. Uma ocasião de levar as crianças para conhecer a fábrica, que foi apresentada pelos próprios funcionários durante um passeio de bicicleta pelos ateliês.
No dia 20/10, o filme de Charlie Chaplin, “Tempos Modernos”, será projetado no ateliê M14, e a música será interpretada ao vivo pela orquestra filarmônica Victor Hugo Franche Comté, em colaboração com a Scène Nationale de Montbéliard. Uma segunda apresentação, em 21/10, será restrita aos funcionários da fábrica.