No próximo dia 28/09, a Editora Globo vai apresentar as 200 melhores empresas do País no anuário Época Negócios 360º. Trata-se da primeira edição do único prêmio que analisa as práticas mais relevantes das empresas – de finanças a RH, de governança a inovação. A cerimônia de premiação será no dia 25/09.
Para chegar ao nome das companhias tops, foi conduzida uma avaliação abrangente de seis dimensões da administração: finanças, RH, governança, inovação, responsabilidade socioambiental e visão de futuro. O ranking tem divisões para cada uma dessas dimensões e por setor de atuação.
“Essa medição holística está em sintonia com o modo como as empresas são avaliadas no século 21”, diz David Cohen, diretor editorial de Época Negócios. Da abrangência de assuntos vem o nome 360º.
Entre as campeãs de cada setor, acrescenta, o processo incluiu uma avaliação da relação das companhias com fornecedores, clientes, acionistas, entidades sociais e governo.
A metodologia foi elaborada em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo. No total, os questionários respondidos pelas empresas tinham 700 variáveis.
Ranking Financeiro
Além das 200 empresas avaliadas pela gestão completa, o anuário Época Negócios 360º também apresenta um ranking financeiro com as 500 maiores empresas do Brasil por receita líquida.
Até esse ranking “tradicional” é apresentado de forma inovadora, com indicadores gerenciais como taxa de crescimento sustentável, ciclo financeiro da operação e retorno sobre o capital empregado. Também são apresentados os rankings dos 100 maiores Bancos e das 50 maiores seguradoras do Brasil.