A IBM Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, juntamente com a Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), dá início a um projeto cultural com foco no vocabulário e nas expressões típicas do Rio Grande do Sul.
Trata-se do site tchêpédia (http://tchepedia.rs). Idealizado pela IBM e a Lung, empresa especialista na criação de softwares com foco em wikicidade e inteligência social e parceira de negócios da IBM Brasil para a região, o site irá funcionar como um museu virtual dinâmico e interativo da Língua Gaúcha.
Utilizando os saberes de uma enciclopédia e os princípios da Wikipédia integrados às principais redes sociais e softwares de imagem, a plataforma permitirá que todos os interessados contribuam com conteúdo, sugerindo e editando palavras, expressões e conceitos relacionados às tradições do Estado.
Totalmente conectado às redes sociais, o projeto busca estimular a participação de pessoas de diferentes partes do Rio Grande do Sul, inclusive dos gaúchos que se encontram em outras regiões ou países.
Por meio de um software de gravação de áudio, aliado a um sistema de referência geográfica, cada colaborador poderá contribuir com seus conhecimentos para ajudar a mapear a pronúncia das expressões gaúchas e associá-las a uma região específica.
“Com esse recurso, poderemos traçar as particularidades fonéticas de cada região, mostrando que palavras comuns possuem formas diferentes de pronúncia e até mesmo de significado, dependendo de onde a pessoa se encontra”, comenta sócio da Lung, Daniel Bittencourt.
Para o presidente da CBTG, Manoelito Savaris, o projeto deve ser usufruído por toda a comunidade. “Queremos que a cultura gaúcha, nossas expressões e nossa tradição possam ser conhecidas e disseminadas. Nosso objetivo é criar um site que seja referência em qualidade da informação, interatividade e colaboração, uma plataforma com a qual os gaúchos se identifiquem”, comenta.
Aproveitando as comemorações da Semana Farroupilha, o tchêpédia entrou no ar dia 12/09. Além da plataforma on-line, os interessados poderão interagir com equipes que circularão para coletar palavras e expressões diretamente do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, e também em sites de relacionamento como Facebook, Twitter e Instagram.
O apoio ao tchêpédia faz parte da iniciativa de Cidadania Corporativa da IBM que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projeto inovadores.
“Há 79 anos no Rio Grande do Sul, a IBM dedica esforços para a preservação e desenvolvimento da cultura gaúcha, acreditando que é possível construir um planeta mais inteligente, sustentável e culturalmente rico com o uso da tecnologia”, comenta Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.