Faz quase um ano que, aqui nesse espaço, escrevi um texto me redimindo com meus amigos produtores no “Sem produtor a ideia é nada.”
Por conta desse texto e da repercussão dele junto a um número imenso de Produtores espalhados pelo País, recebi e-mails que questionavam o fato de não haver um reconhecimento da atividade, especialmente no que se referia a premiações. Daí, procurei prêmios existentes na expectativa de que eles criassem a categoria Produtor do Ano. A resposta em todos os casos foi negativa.
Não desisti da ideia. E, numa conversa com Júlio Feijó, disse da minha tristeza de não ter conseguido nada com ninguém. Foi quando ele disse: Quer que a gente faça? Não pensei duas vezes. Disse sim e me perguntei o quanto tolo fui de não ter pensado desde o início no Promoview, único espaço que realmente entende o Marketing Promocional e valoriza seus profissionais.
Pedi um tempo. Formatei tudo e com ajuda da galera do Promoview, da Angela e da Ariane, surgiu o Produtores Promoview 2011, primeiro prêmio voltado unicamente aos profissionais de produção do mercado Promo. Foi um sucesso!
Não tínhamos, e ainda não temos, patrocinadores, embora tenhamos procurado algumas empresas e outras até tenham se valido dele para mandar presentes e contatar o vencedores do nosso Prêmio. Não faz mal.
Não o fizemos para ganhar dinheiro nem prestígio, fizemos para reconhecer o mais importante profissional de nossa atividade, aquele que FAZ ACONTECER o que o atendimento capta e a criação da forma conceitual. É uma homenagem, não um concurso. Por isso não há inscrição.
Pois bem. Fizemos. A votação foi feita pelo FB, vieram os vencedores e até as críticas, algumas, inclusive, vindas dos responsáveis por prêmios que contatamos tentando levar a categoria, dizendo que, pelo Face, ganha quem tem mais amigos, ao que eu retruco dizendo que prefiro que ganhe alguém que tem como eleitores 800, 1.000 amigos, do que alguém que ganhe com o voto de três ou quatro amigos, como no caso de alguns prêmios por aí, ou seja, sempre se pode questionar algo que não se fez.
Os troféus foram feitos pela Promova, parceira de empreitada, e tentamos encontrar verba para entregá-los in loco aos vencedores, mas foi difícil, não deu. Entregamos alguns deles no Globes aos profissionais que lá estavam, mas falta gente receber ainda . E como, pra gente, esse prêmio é importantíssimo, resolvemos fazer a entrega até outubro, porque vem aí o PRODUTORES PROMOVIEW 2012.
Os titulares do Promoview dos canais regionais farão a entrega em datas e eventos a serem divulgados, que serão fotografados, da seguinte forma: Nelson Cadena, do Canal Nordeste, fará a entrega aos ganhadores da Bahia e Pernambuco; Marcela Cunha do canal Centro-Oeste, entregará aos ganhadores do Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Alexandre Godoy, do Canal Rio Grande do Sul, entregará aos vencedores gaúchos; a entrega aos vencedores do Paraná ficará por conta do Promoview; e eu, como responsável pelo Prêmio e pelo canal Rio, entregarei aos vencedores do Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo.
O critério de escolha dos candidatos dessa edição é simples. Cada um dos vencedores de 2011, indicará um produtor de seu Estado. O nome indicado não pode ser o de nenhum dos três vencedores de 2011 e também não pode ser de produtores que trabalhem nas suas atuais agências.
Assim, pouco-a-pouco, vamos formando o Conselho dos Produtores, que, em 2013, escolherá os indicados por maioria. Teremos a lista dos candidatos desse ano até o dia 26 de outubro. A votação vai ocorrer em novembro, como no ano passado, em uma semana.
É isso. Agora até já existem, ainda bem, prêmios para Produtores, um pelo menos, mas a gente quer é mais. Queremos que todos os prêmios assumam definitivamente o que a gente, aqui no Promoview já sabe há muito tempo: sem o produtor a ideia é nada. E ideia boa tem que ser copiada mesmo.