Experiência de Marca

Goiás deve receber U$ 132 milhões para o turismo

A informação foi dada pelo diretor do Programa de Desenvolvimento do Turismo da Goiás Turismo, Nelson Henrique de Castro Ribeiro.

O turismo em Goiás deverá receber até 2013 uma verba  do Ministério do Turismo, por intermédio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no valor de U$ 132 milhões.

Dois planos já foram aprovados junto ao Ministério do Turismo – o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Polo de Negócios e Eventos, que abrange os municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Trindade, além de Goiânia. E outro das Águas Termais, em Caldas Novas.

O Estado possui ainda mais três polos – Vale do Araguaia, do Ouro e Chapada dos Veadeiros, com PDITS  em processo de aprovação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esses planos prevêem um conjunto de ações de curto a longo prazo, de 18 meses a cinco anos, distribuídos em cinco componentes: produto turístico,  comercialização, fortalecimento institucional, infraestrutura e serviços básicos e gestão ambiental.

A informação foi dada pelo diretor do Programa de Desenvolvimento do Turismo da Goiás Turismo, Nelson Henrique de Castro Ribeiro. Ele explica que ao tomar posse, em julho do ano passado, foi incumbido de reativar os laços com o BID e o MTur para reaver uma conversa iniciada há nove anos, sobre liberação de verbas para serem aplicadas no turismo em Goiás.

“Havia uma verba de U$ 132 milhões  para Goiás, que estava paralisada no MTur por falta de documentação e trabalhos técnicos. Mas só a partir de janeiro deste ano é que conseguimos dar andamento no processo e, assim, alcançarmos estas duas metas importantíssimas e inéditas para Goiás”, ressalta Nelson Henrique.

Segundo o diretor do Prodetur,  aprovados mais esses três polos, Goiás terá seus cinco pedidos liberados. “Então já poderemos entregar o restante dos documentos para o BID. Terminado esse procedimento, U$132 milhões estarão reservados para serem aplicados em 2013 no turismo do Estado de Goiás, que abrange Goiânia e mais 22 municípios.