Experiência de Marca

A sua agência vai ser melhor em quê em 2013?

Se no Brasil temos o Promoview, que surgiu em um momento que o setor era considerado um palavrão ("belowtheline"), nos EUA, desde 1993, a revista norte-americana PROMO apresenta o<em> ranking</em> das 100 maiores agências de marketing promocional daquele país.

Por Ariane Feijó

Nós sabemos que promo é “tendência”, mas parece que apenas agora o mundo está acordando para todo o potencial desta disciplina. Discute-se quem está invadindo o campinho de quem, porque as agências especializadas não ganham mais prêmios e tudo o mais.

Enquanto muita gente reclama e chora as pitangas, outros tantos estão tendo boas ideias, indo lá e fazendo (e ganhando os louros e os Leões). Falar em promo e olhar para os EUA é natural e, tendo o marketing nascido naquele país, quase um caminho natural para quem quer dar passos rumo ao futuro.

Se no Brasil temos o Promoview, que surgiu em um momento que o setor era considerado um palavrão (“belowtheline”), nos EUA, desde 1993, a revista norte-americana PROMO apresenta o ranking das 100 maiores agências de marketing promocional daquele país.

O ranking se baseia nos resultados financeiros das empresas, permitindo que elas consigam fazer comparações com suas concorrentes e reforcem os seus pontos fortes para os clientes e prospects. Repare: em primeiro vem aquelas que tem os maiores resultados financeiros. E embora a primeira da lista seja a mais rica, não foi considerada a melhor.

A agência Promo do Ano nos EUA ocupa a 17ª posição, chama-se The Marketing Arm, de Dallas, Texas e, possivelmente, muitos de nós nunca ouvimos falar nela. Então, está na hora de conhecer.

Apesar de apresentar as agências de marketing e comunicação mais promocionais, sejam elas tradicionais ou especializadas, o ranking reforça a área de atuação de cada uma, segmentando-as em subcategorias como Evento/Experiencial, Interativo/Digital, Produtos Promocionais, Varejo (in-store), Brindes e Social (tal e qual acontece em festivais como Cannes Lions).

Ainda, separa-as por nichos de mercado como Automotivo, Bens de Consumo Embalados, Esportes/Entretenimento e Varejo. O que nos faz concluir que não existe apenas “um melhor do mundo”, mas vários melhores – o que importa é ter foco e não se perder na poeira da concorrência.

O ranking (em inglês) pode ser baixado neste link, bastando apenas fazer um registro para recebê-lo gratuitamente.

E então, sua agência promo vai ser melhor em quê em 2013?