O pedhuá, idealizado pelo empresário paraibano Alcedo Medeiros, foi aprovado pelo Ministério do Esporte como sendo parte do Plano de Promoção do Brasil na Copa do Mundo de 14. Assim, a réplica do apito indígena que foi inventado para ser o som do Brasil na Copa poderá ser comercializada com o selo de produto oficial para a Copa no Brasil.
O selo atesta que o pedhuá é viável para promover a imagem do Brasil. “É um objeto que tem potencial para surpreender, emocionar e encantar o mundo”, afirmou Medeiros.
O objetivo do empresário é comercializar o instrumento sonoro durante a Copa. Ele explica que o instrumento tem origem indígena e significa apito de arremedo, por se assemelhar com o canto de pássaros.
Ele refuta a comparação de seu apito com a vuvuzela, que ficou famosa durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.
“Este novo modelo de som para os jogos vai promover alegria, música e ritmo. Não barulho, como o instrumento sul-africano. O pedhuá é um instrumento com musicalidade. Nós brasileiros, que somos tão musicais, não poderíamos permitir que as vuvuzelas invadissem nossas torcidas”, desabafou.
Segundo o paraibano, o pedhuá será confeccionado com uma mistura de resina plástica e resíduos de cana de açúcar e fibra de côco, o que daria respaldo de sustentabilidade e menos agressão à natureza tornando-o biodegradável. Ele será vendido ao preço médio de R$ 10,00 aos turistas que visitarem o País durante o evento esportivo.
Fonte: Jogostoso