Experiência de Marca

Organizadores satisfeitos com os resultados da Bienal de SP

A CBL, em parceria com as editoras, conseguiu trazer para São Paulo cerca de 1.180 autores, dentre consagrados e novos talentos, 18 deles internacionais. Apresentou, aproximadamente, 1.829 lançamentos de livros nos 34 mil metros de exposição.

Em coletiva à imprensa, em 19/11, último dia da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Karine Pansa, presidente da CBL, promotora do evento, revelou que cerca de 750 mil pessoas o visitaram em seus 11 dias.

“Encerramos o maior encontro literário da América Latina com a certeza de que a leitura continua crescendo no interesse da população. Somente no sábado (18/08), passaram pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi 123 mil visitantes, batendo todos os recordes da história do evento.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), promotora, e a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora, estão satisfeitas com os resultados do evento.

A CBL, em parceria com as editoras, conseguiu trazer para São Paulo cerca de 1.180 autores, dentre consagrados e novos talentos, 18 deles internacionais. Apresentou, aproximadamente, 1.829 lançamentos de livros nos 34 mil metros de exposição.

Para a presidente da CBL, Karine Pansa, o grande encontro do livro no País em 2012 é a comprovação de que toda ação em prol do incentivo à leitura será sempre gratificante.

“Os esforços empregados pela organização, expositores e parceiros na realização de um evento dessa magnitude ? no momento em que vemos as catracas sendo liberadas e o público entrando e usufruindo de rico conteúdo proferido nas palestras, nas atividades culturais, nas obras expostas e na satisfação com o ambiente do conhecimento e do saber ? compensam todas as horas de trabalho árduo e dedicação por parte dos envolvidos”, conta Karine.

“Posso dizer, em nome da organização do evento e seus curadores, que superamos as nossas expectativas em todos os sentidos”, conclui a presidente.

A CBL e a Reed Exhibitions Alcantara Machado estiveram atentas a todos os aspectos do grande evento, ouvindo os públicos envolvidos (expositores, imprensa, convidados e visitantes) na busca de opiniões que possam contribuir para o seu aprimoramento.

Segundo José Danghesi, diretor de Eventos da empresa organizadora, “As críticas são muito bem-vindas porque sempre agregam valor, e, com elas, poderemos corrigir eventuais problemas e aprimorar essa grande festa do livro no Brasil”.

Visitação Escolar

O número de alunos das escolas públicas e particulares que visitaram a Bienal do Livro chegou a 120 mil, vindos da capital e Interior do Estado de São Paulo.

Os alunos puderam comprar livros por meio do Vale Livro oferecido pelo Estado (R$ 20,00) e pelo município (R$ 10,00). Já o dos professores da rede estadual foi de R$ 50,00.

No total, foram distribuídos R$ 750 mil em Vales Livros, aos dois públicos.

Bienal do Livro SP nas Redes Sociais.

A Bienal do Livro de SP 2012 teve 84,7 mil seguidores pelo Facebook e houve 12 mil compartilhamentos. Já no Twitter, foram 17,3 mil seguidores e dois mil retweets.