O veículo multiuso C-MAX Energi é o primeiro Ford híbrido “plug-in”, movido a gasolina ou eletricidade que pode ser recarregado na tomada.
Ele será lançado no mercado dos Estados Unidos nos próximos meses como o único da categoria capaz de atingir a velocidade de 136 km/h usando somente a propulsão elétrica, simplesmente com o acionamento de um comando existente no painel.
“Entendemos que as pessoas valorizam o prazer de dirigir, também em se tratando de carros elétricos com emissões zero”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia de Powertrain da Ford.
“Isso inspirou nosso time de engenharia a equipar o C-MAX Energi com um botão que permite ao motorista rodar somente no modo elétrico com uma velocidade maior.”
Com uma carga completa da bateria, o C-MAX Energi desenvolve 198 cv, contra 190 cv do Toyota Prius. No modo elétrico, sua autonomia é de mais de 32 km – mais que o triplo deste competidor e dentro da média de deslocamento dos motoristas americanos. O híbrido da Ford também tem autonomia total superior – 885 km contra 869 km na comparação direta.
O carro possui três modos elétricos, o botão EV, montado no centro do painel, permite ao motorista selecionar três modos de operação: híbrido normal (Auto), somente elétrico (Now) ou com economia de bateria (Later).
O C-MAX oferece aos consumidores escolhas inteligentes, otimizando o uso da energia com base em onde e como eles dirigem seu veículo.