O casarão que abrigou três gerações da família Lutzenberger, será definitivamente tombado pelo Ephac– Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.
Uma cerimônia oficial com produção da Divina Promo no próximo dia 08/08 vai marcar a data. O imóvel, que completa 80 anos, vai receber a imprensa e as autoridades da prefeitura no dia.
A casa foi construída pelo arquiteto e artista plástico alemão Joseph Lutzenberger, pai do ambientalista José Antônio Lutzenberger. Fechado desde 2002, o espaço foi restaurado e adaptado em projeto assinado pelo arquiteto Flávio Kiefer para sediar a empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, criada por José Antônio Lutzenberger e que hoje pertence às suas duas filhas, Lilly e Lara Lutzenberger.
Participam do projeto ainda o artista plástico Leandro Selister, na reprodução de obras e montagem de painéis referenciando a empresa, o Studio LiVi no mobiliário, a arquiteta Marta Felizardo na iluminação e o paisagista Adolfo Muller.
O arquiteto Joseph deixou sua marca em prédios importantes de Porto Alegre, como o Palácio do Comércio, a Igreja São José e o Pão dos Pobres. Entre suas obras como artista plástico – e que serão reproduzidas em algumas paredes da casa – estão aquarelas retratando o cotidiano dos porto-alegrenses nos anos 30 e bicos de pena com temas gaúchos.