A realização do Campeontao Brasileiro de Balonismo este final de semana, em São Carlos (SP), mostrou uma situação curiosa. Poucas marcas estampavam os 19 balões que realizaram voos sobre a cidade.
Segundo especialistas, as marcas têm se afastado desta modalidade devido aos riscos que envolvem as competições. “Dificilmente você obtém mídia espontânea, especialmente nas TVs, pela simples realização do evento. Mas, com certeza, vai para destaque se algum incidente acontecer”, afirma Cristiano Augustinho, especialista em ações promocionais e ganhador do “Prêmio Produtores Promoview 2011“, que lembra um acidente ocorrido anos atrás em Torres, cidade litorânea do Rio Grande do Sul.
“O vento mudou e levou um dos participantes para 30 quilômetros mar adentro. O resgate foi complexo. A filha de um dos empresários que patrocinou o evento estava no cesto. Foram momentos dramáticos mas terminou tudo bem”, comenta Cristiano.
Campeonato Brasileiro de Balonismo
São Carlos recebeu entre os dias 17 e 22/07, o Campeonato Brasileiro de Balonismo. Foram 32 balões voando pelo céu da cidade, que também já foi eleita sede do Pré-Mundial no ano que vem e do Mundial, que acontece em 2014. O vencedor já garantiu uma vaga para a ‘Copa do Mundo’ do balonismo.
Leonel Brites, organizador do evento, ressalta a importância deste acontecer em São Carlos. A ideia é preparar todos para quando chegar o Mundial. Como as condições de ventos mudam em cada lugar, é importante que os pliotos estejam acostumados com a cidade para ter a vantagem de ‘jogar em casa’.
Com a ausência das marcas, a partir de agora, balonistas de todo o País iniciam esforço extra em busca das verbas para realização do Mundial de Balonismo em 2014.