De um lado, Philippe Cousteau Jr., neto do lendário Jacques Cousteau, francês conhecido internacionalmente por suas expedições de pesquisa pelos mares do mundo. Do outro, a nata da vela brasileira, como Torben Grael, Bruno Prada, Marcelo Massa, entre outros.
O encontro entre esses personagens teve como palco a “Semana de Vela de Ilhabela”, em São Paulo, que terminou no último final de semana (14 e 15/07).
O ativista norte-americano, que é correspondente especial da CNN internacional, bateu um papo com os velejadores sobre sustentabilidade, na palestra “The State of the Ocean”.
Entre os temas abordados, estavam, principalmente, as necessidades de frear o aquecimento global e a importância da preservação dos mares, que precisa do incentivo dos próprios atletas.
E, no assunto mar, Philippe tem bagagem. Seu avô, Jacques Cousteau, foi vencedor do Oscar em 1956 com o filme “O mundo silencioso”, que conta das belezas do Mar Mediterrâneo e Oceano Índico, destacando a necessidade de cuidado com a vida submarina.
Um dos momentos de maior destaque na palestra foi o debate de replanejamento urbano de Ilhabela. Philippe pôde conhecer parte do local a bordo de um Pajero TR4. Junto com a ONG Green Building Council Brasil (GBC Brasil), a ideia seria transformar o local, que recebe anualmente grandes competições de vela, como a Mitsubishi Sailing Cup, na primeira ilha sustentável do mundo.