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Alagoas atrai turismo de negócios

No mês de junho, o Estado registrou aumento tanto no fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, quanto na ocupação hoteleira.

Apesar de ser conhecido e divulgado como terra “de sol e mar”, Alagoas vem conseguindo se consolidar como destino turístico para todo o ano. No mês de junho, o Estado registrou aumento tanto no fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, quanto na ocupação hoteleira.

A expectativa para os dois próximos meses – contrariando o período chuvoso – é ainda melhor: o setor de hotelaria prevê que a taxa de ocupação de hotéis chegue a positivos 82% só em julho, e a pelo menos 60% em agosto. Em pleno inverno.

As belas praias são um dos grandes atrativos da capital alagoana.

Até a última terça-feira (03/07), os meios de hospedagem alagoanos já somavam 75% do total de leitos reservados para o mês de julho. Um dos maiores propulsores deste incremento são os eventos de médio e grande porte que o Estado tem atraído.

Em julho e agosto deste ano, sete deles vão ocupar o Centro de Convenções de Maceió e outros espaços, devendo reunir pelo menos 6.600 participantes – a maioria visitantes, já que se tratam de encontros e congressos nacionais e internacionais, como o Congresso Mundial de Direito Médico.

O turismo de eventos equilibra a balança com as viagens de lazer, principalmente nesses períodos, como explicou secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis. “O esforço para a captação de eventos fez com que o mês de junho, por exemplo, tivesse um desempenho acima da média”, disse.

Os períodos de média e baixa temporada – de março a junho e de agosto a novembro – vêm sustentando bons números há cerca de quatro anos, segundo Danielle Novis. “A curva é crescente de 2007 para cá”, afirma.

De abril a junho de 2012, os hotéis alagoanos tiveram entre 60% e 70% dos seus leitos ocupados, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih/AL), mantendo a média dos anos anteriores.

O trabalho integrado entre o mercado e o setor público, que envolve planejamento e estratégias conjuntas, é o que faz o turismo alagoano conseguir superar essas dificuldades e consolidar a permanência do turista e o sucesso do destino, na opinião de Danielle Novis e Glênio Cedrim.

Fonte: tudonahora