Experiência de Marca

Eventos de MMA poderão ser regulamentados no RS

''A conquista da prática do MMA como profissão será um grande avanço. Permitirá aos que vivem de sua prática tenham assistência e fiscalização do Estado para as suas atividades'' defende o deputado Catarina Paladini.

O MMA (Mixed Martial Arts) é um esporte que vem ganhando atletas e fãs em todo o País, e o número de eventos de competição da luta também tem se multiplicado. Esse crescimento chamou a atenção do deputado Catarina Paladini (PSB).

Ele viu a necessidade de uma lei para organizar a prática. O Projeto de Lei 136/2012 reconhece a profissionalização dos lutadores e regulamenta os eventos do esporte no Estado.

Atletas da Elite Thai MMA Team reunidos durante o treino.

“Os praticantes estão cada vez mais técnicos e preparados e as regras cada vez mais rígidas”, observa Catarina. “Portanto, a conquista da prática do MMA como profissão será um grande avanço. Permitirá aos que vivem de sua prática ter assistência e fiscalização do Estado para as suas atividades”, defendeu o parlamentar.

Catarina acredita que desta forma, o RS poderá elaborar políticas públicas específicas para o esporte e assim desenvolver caminhos e mecanismos de sua maior difusão e de sua responsabilidade.

Segundo o PL, será necessário solicitar autorização prévia à Secretaria de Segurança Pública para a realização de eventos no Estado. A empresa deve provar ao município escolhido que o local oferece condições e contratar firma de segurança autorizada pela Polícia Federal.

A delegacia policial, o batalhão da Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros e o Juizado de Menores da respectiva Comarca também precisam autorizar a competição. A saúde do público e dos atletas também deve ser garantida com a presença de um médico socorrista e um enfermeiro.

Thiago Minu, lutador de MMA do RS.

O MMA tem se tornado uma das modalidades esportivas mais populares no mundo.