Experiência de Marca

Telão do Fielzão pode ser barrado pela Prefeitura de SP

A tela gigante será duas vezes maior que a do estádio Dallas Cowboys, que mede 49 x 22 m, o maior do mundo até o momento, e custou cerca de R$ 80 milhões. O preço do telão corintiano ainda é um segredo, assim como a tecnologia que será usada.

O telão que o Corinthians vai instalar no Fielzão poderá marcar uma nova era no marketing esportivo no Brasil e aumentar ainda mais as receitas do clube oriundas de patrocínio, mas pode ter efeito contrário e se converter em um gigantesco elefante branco. Isso porque a publicidade na enorme tela será barrada pela Prefeitura de São Paulo, com base na Lei Cidade Limpa, que restringe a poluição visual na cidade.

O telão de 170 m de largura por 20 m de altura foi projetado para “valorizar” o estádio e servir de chamariz para atrair parceiros comerciais ao Corinthians. Ele deve ficar visível a quem chega ao estádio pela Radial Leste, em Itaquera. Mas, sem poder fazer publicidade, como bem sabe o departamento de marketing do clube, o plano de valorização pode não dar muito resultado.

Perspectiva da Arena do Corinthians, cujo telão deve ficar na entrada do estádio.

Para conseguir fazer publicidade no telão – contrapartida oferecida aos parceiros -, o Corinthians precisaria de aprovação da Prefeitura, e a chance do time conseguir isso é praticamente zero, segundo Regina Monteiro, diretora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

“Se for usado para publicidade, não tem a mínima chance [de aprovação]. Eles podem alegar que vão usar para passar a história do clube, um filme para a comunidade e, mesmo assim, vão precisar de aprovação da Secretaria. Duvido que consigam aprovar para fazer publicidade”, declara Regina Monteiro.

Mesmo ciente da impossibilidade de usar a tela como espaço publicitário, o Timão segue negociando com a Osram para instalar o equipamento. O gerente de marketing do clube, Caio Campos, revelou que o departamento ainda não sabe o que fará com ele depois de pronto.

Telão do Fielzão.

“Ainda não definimos o que irá ser veiculado na tela, mas existe uma gama de possibilidades, desde informações ao torcedor, passando por imagens de jogos, da cidade ou obras de arte, por exemplo”, informa Campos.

A tela gigante do Fielzão será duas vezes maior que a do estádio Dallas Cowboys, que mede 49 x 22 m, o maior do mundo até o momento, e custou cerca de R$ 80 milhões. O preço do telão corintiano ainda é um segredo, assim como a tecnologia que será usada.

Telão do Cowboys Estádio.

Se pudesse fazer publicidade, o telão corintiano poderia atrair mais parceiros para o Corinthians. O valor do naming rights do estádio, por exemplo, sofreria uma valorização ainda impossível de mensurar. Com esse dinheiro, o clube poderia facilmente custear a colocação e manutenção da tela, que não vai sair barato.

Por ser uma coisa nova no Brasil, o telão gera desconfiança também entre especialistas em marketing esportivo. Diretor-presidente da Brunoro Sport Business, José Carlos Brunoro acredita que o Corinthians deve ter um plano ‘na manga’ para explorar o telão.

Uma opção para o clube seria colocar uma telão com a frente voltada para dentro das dependências do Fielzão ou para o gramado, como nos estádios norte-americanos. Lá, segundo o especialista em marketing, Rodrigo Barros, da Informídia, os clubes lucram com ações publicitárias, como os já conhecidos beijos e danças de torcedores, que são promovidos por patrocinadores.

Fonte: Danilo Gonçalo/R7.