Os portadores de telefone celular podem, agora, optar por não receber mais as mensagens de texto com publicidade de suas próprias operadoras.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou novas medidas para a publicidade via telefones móveis. As operadoras frequentemente encaminham mensagens de textos para sua base de clientes informando sobre promoções, bônus e outros serviços.
Entre os dias 20/07 e 20/09, todos os proprietários de telefone celular receberão uma mensagem de texto com o seguinte aviso: “Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX”.
A partir de então, as operadoras só poderão enviar mensagens de SMS com teor publicitário para os assinantes que não se recusaram a recebê-las.
Com esta medida, a Anatel procura atualizar a base de usuários que concordam em receber informes e mensagens das operadoras, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários o direito de escolha de receber ou não as mensagens publicitárias.
Junto com essa pesquisa, a Anatel também estabeleceu que as operadoras deverão, no momento do contrato inicial com os assinantes, questioná-los sobre o envio das mensagens publicitárias.