Experiência de Marca

Francal 2012 movimenta setor calçadista

A feira ocupa 82 mil m² de área e reúne cerca de 1.000 expositores – desde fabricantes de grandes volumes até birôs de moda, de produção limitada e orientada a butiques e lojas especializadas.

A Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que terá sua 44ª edição realizada entre os dias 26 e 29/06, é a mais tradicional feira a representar a indústria brasileira de calçados e a mais importante para a realização de negócios do setor, uma vez que apresenta para o mercado as coleções da temporada primavera-verão.

Num País de clima tropical como o Brasil, os calçados e bolsas desta estação geram vendas para o varejo por um período de até oito meses. Para os fabricantes, os negócios realizados na Francal, e a partir dos contatos feitos na feira, representam de três a quatro meses de produção – o equivalente a 25% a 30% do valor de produção anual destes fabricantes, que estão entre os maiores da indústria.

A feira ocupa 82 mil m² de área e reúne cerca de 1.000 expositores – desde fabricantes de grandes volumes até birôs de moda, de produção limitada e orientada a butiques e lojas especializadas.

Além destes, um grande número de empresas de micro e pequeno porte participam do evento por meio de estandes coletivos patrocinados por prefeituras, governos estaduais, entidades de classe e Sebrae.

Nesta edição, a própria promotora patrocina um estande coletivo para viabilizar a participação de empresas que ainda não podem investir num estande próprio. Numa área de 400 m² e localização privilegiada, o projeto Novo Empreendedor vai abrigar dez estandes de 9 m² e 10 de 12 m², todos com montagem padronizada, identificação, mobília e serviços de limpeza e segurança incluídos.

A expectativa dos organizadores é receber a visita de 60 mil profissionais do setor, a maioria deles lojistas de calçados, acessórios em couro, artigos esportivos, bijuterias e confecção, vindos de todas as regiões do Brasil, e também representantes comerciais, estudantes e profissionais de moda (estilistas, consultores, produtores), exportadores, representantes de entidades de classe e de órgãos governamentais, entre outros.

Pelo grande número de compradores internacionais que recebe anualmente, a Francal é considerada uma das principais ferramentas de promoção comercial do calçado brasileiro no Exterior e de estímulos às exportações do setor.