Experiência de Marca

Cuidado na abordagem!

Ações de marketing em bares e restaurantes conquistam empresas dos mais diversos segmentos, mas abordagem direta precisa ser criativa, proporcionando uma nova experiência, e não desconforto ao consumidor.

Foi-se o tempo em que bares e restaurantes eram apenas locais de lazer. Neles, os profissionais de marketing promocional enxergaram um filão a ser explorado, pois os espaços reúnem público-alvo definido e que pode ser abordado diretamente.

Foi-se também o tempo em que a métrica neste tipo de ação blitz era a quantidade de pessoas abordadas. É prciso ter cuidado e sensibilidade na execução para que a lembrança seja positiva.

A agência FoxPromo, de Curitiba, é uma das empresas que visualizaram essa possibilidade e hoje atua na criação e execução de campanhas de marketing promocional em bares e restaurantes nos mais variados segmentos – de construção civil a clubes de futebol, além dos produtos mais óbvios como bebidas e tabaco – que planeja as ações com o cuidado necessário para aproximação do público.

O diretor da FoxPromo, Rodrigo Coelho, lembra que é preciso ter alguns cuidados na hora de abordar o público nesses locais.  “Principalmente no que diz respeito ao setor de tabaco, as exigências são extensas. Só é possível abordar pessoas consumidoras de tabaco, que comprovem através de documento que são maiores de idade, e que não estejam junto a não consumidores ou crianças no momento da abordagem”, diz Rodrigo.

O diretor explica também que “Além disso, os promotores têm que obrigatoriamente ser maiores de 21 anos. Para os outros clientes é preciso usar o bom senso, nunca interrompendo a refeição do cliente para abordá-lo, respeitando os momentos de privacidade, entre outras delicadezas”.

É possível criar ações bem diferenciadas, especialmente pela informalidade dos ambientes. Uma das mais criativas executadas pela FoxPromo foi a que utilizava um iPad como câmera fotográfica, tirando fotos das pessoas abordadas, as quais eram imediatamente compartilhadas nas redes sociais. Com isso, o cliente passava a participar de um concurso que envolvia toda a sua rede de contatos, dando uma abrangência exponencial ao contato direto com uma única pessoa.

Na hora de planejar essas campanhas, Rodrigo explica que é preciso pensar em ações rápidas e que de alguma forma tragam uma nova experiência para o consumidor. “Essa necessidade de estar sempre criando ou reinventando modelos de ação é o que faz esse mercado ser tão dinâmico e inovador. Por isso, ainda que esteja em seu horário de lazer, a pessoa sente-se tentada a participar das interações propostas”, finaliza.

Entre as empresas que já realizaram ações de marketing promocional em bares e restaurantes com a FoxPromo estão Brookfield Incorporadora, Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário, PDG, Souza Cruz, Coritiba Foot Ball Club e Editora Abril, além de várias outras.

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