A Rádio Clube FM – 101,5 –, um dos principais canais de difusão da música sertaneja no Brasil, pede “Menos Cachaça na Música Sertaneja”.
O movimento faz parte da campanha “Se Beber Não Perca a Noção”, iniciada em 2011 com intuito de conscientizar os ouvintes do perigo do consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Chamadas diárias durante a programação e conteúdo exclusivo sobre o tema, com um viés mais leve e bem humorado, compõem a ação.
Diante de pesquisas que apontam a relação direta entre álcool e violência, a equipe da emissora fez um levantamento e constatou: nos últimos anos mais de 200 músicas sertanejas lançadas faziam apelo explícito ao consumo de bebidas alcoólicas.
Por meio do movimento por “Menos Cachaça na Música Sertaneja”, que está sendo divulgado nas redes sociais da emissora, a Clube FM pede mais atenção dos compositores e gravadoras sobre o incentivo que letras com forte apelo ao consumo de álcool podem causar nos jovens.
A primeira iniciativa da rádio foi de não veicular novas músicas com este tipo de conteúdo, com exceção dos grandes sucessos que já eram tocados na emissora. Nestes casos, faz sempre um alerta da possibilidade de mudança do tema. Outra ideia é valorizar os músicos que não fazem ou interpretam canções com apologia ao álcool, como a dupla César Menotti e Fabiano e a cantora Paula Fernandes.
Rádio Clube FM – 101,5 – uma das emissoras do Lumen Comunicação, tem sua transmissão focada na música sertaneja e nos sucessos populares. Com linguagem acessível, programas descontraídos e comunicadores carismáticos, a Clube valoriza a integração entre os ouvintes e os artistas por meio de promoções e eventos exclusivos.
O resultado é a audiência massiva com excelentes números no ranking do Ibope. Hoje, a emissora é uma das mais ouvidas em toda a Região Metropolitana. As qualidades técnicas de sinal e áudio permitem à Clube FM uma das maiores áreas de abrangência do rádio brasileiro, alcançando mercados do interior do Paraná, sul de São Paulo e norte de Santa Catarina.