Segundo dados da Icca – International Congress and Convention Association, a cidade de Curitiba (PR) subiu duas colocações e agora ocupa o 8º lugar no ranking brasileiro da associação, com nove eventos internacionais realizados no ano passado.
Um dos critérios para que o evento seja considerado internacional e esteja apto para contar no ranking é que ele esteja na sua terceira edição, aconteça cada ano em um país diferente e que tenha mais de cinquenta participantes.
Para a diretora executiva do CCVB – Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, Tatiana Turra, figurar entre as dez primeiras nesse ranking é importantíssimo para Curitiba.
A cidade tem uma infraestrutura diferenciada e é conhecida mundialmente pelas suas soluções no transporte, por ser uma cidade limpa, organizada e com um trade turístico que atende aos padrões internacionais, atraindo cada vez mais eventos.
“Todos os eventos são bem-vindos e, especialmente, os internacionais, que por sua dimensão, geram receita e conhecimento à nossa cidade”, completa a executiva. Para este ano, o calendário de eventos da cidade já conta com 203, entre nacionais e internacionais.
No primeiro semestre a capital paranaense sediou dois grandes eventos, que reuniram aproximadamente mil participantes cada: o VI Congresso Latino-Americano de Cuidados Paliativos e o JCI Conference Curitiba 2012.
Em julho, Curitiba recebe o IX Brazilian Symposium on Glass and Relates Materials – 0 IX BraSyGlass que irá acontecer juntamente com o 56° Congresso Brasileiro de Cerâmica e o 1° Congresso Latino-americano de Cerâmica.
Juntos, os eventos reunirão quinhentos participantes, sendo aproximadamente quatrocentos e cinqüenta de fora da cidade, entre participantes e acompanhantes. A renda estimada será de R$ 576 mil em gastos com hotelaria, alimentação e lazer.
Ainda no segundo semestre a maior atração será o 19º Congresso Internacional da WFBSC – World Federation of Building Service Contractor, que acontece em outubro. Paralelamente a esse evento acontecem ainda o Eneac e a Higiexpo, que juntos contam com dez mil participantes, sendo nove mil de fora da cidade, entre participantes e acompanhantes.
Os gastos dos turistas que vem a Curitiba participar destes três eventos vão gerar uma renda estimada de R$ 11 milhões.