As realizações de Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, coadjuvadas por outras iniciativas como Paraolimpíadas e Copa das Confederações, farão do Brasil a grande vitrina esportiva mundial dos próximos quatro anos. As arenas serão vistas em todos os rincões do planeta, assim como as marcas que estiverem agregadas às iniciativas, sob as mais diferenciadas fórmulas.
Do mesmo modo que para a economia de um modo geral, os megaeventos esportivos vão gerar um arsenal de oportunidades para a comunicação, tanto de exposição de marca como de geração de negócios, para quem vive dessa área.
Um pouco do que já se antevê em termos de tendências para a área de comunicação poderá ser conferida na 15ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, que será realizado nos dias 29, 30 e 31/05, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Carina Almeida, diretora da Textual, por exemplo, falará sobre UFC: O Papel do PR para a Construção, no Brasil, da Imagem de uma das Marcas do Esporte que Mais Cresce no Mundo. Mario Andrada, diretor de Comunicação e Mercados Emergentes para as Américas da Nike, vai mostrar como a marca planejou, estruturou e operacionalizou suas ações de comunicação e marketing no Brasil, em tempos de mega eventos esportivos.
A norte-americana Ann Wool, diretora executiva da Ketchum Sports & Entertainment Worldwide, explicará como usar a plataforma do esporte para gerar proximidade e relacionamento das marcas com diferentes públicos.
No total, o Congresso Mega Brasil de Comunicação terá 50 painéis, divididos em quatro eixos de conteúdo: Comunicação Corporativa, Comunicação no Serviço Público, Comunicação Digital e Marketing para a Comunicação Corporativa. Serão oito conferências, 36 palestras temáticas, quatro fóruns setoriais, aula magna e o painel final Crème de la Crème, com o melhor dos três dias de Congresso.