O melhor aproveitamento da luz natural é uma atitude ambientalmente correta e traz inúmeros benefícios para a sociedade. Os produtos que possibilitam esse recurso são sustentáveis e, além disso, apresentam vantagens econômicas.
Várias dessas soluções, como domos prismáticos e telhas translúcidas estarão em exposição na TeCobI Expo, que acontece de 18 e 20/06, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“O Brasil é um dos países de maior radiação solar do mundo, porém atualmente não está atento aos benefícios que pode obter com este recurso natural, como promover às empresas melhores condições físicas de trabalho, redução no valor da energia elétrica e menor manutenção do sistema artificial de iluminação”, analisa o engenheiro Matheus Scariot, da Bellevue.
“O Brasil é um dos países de maior radiação solar do mundo porém, atualmente, não está atento aos benefícios que pode obter com este recurso natural, como promover às empresas melhores condições físicas de trabalho, redução no valor da energia elétrica e menor manutenção do sistema artificial de iluminação”, analisa o engenheiro Matheus Scariot, da Bellevue.
A iluminação natural pode ser aproveitada nos mais variados locais, como casas, escolas, ginásios esportivos. Entretanto, investimentos em áreas comerciais são financeiramente mais adequados, como indústrias, galpões, supermercados, centros de distribuição, entre outros.
Segundo Scariot, o retorno de investimento (payback) após a implantação de um sistema de iluminação natural com domos prismáticos, por exemplo, é em média de três anos. Porém, alguns cases mostram que esse retorno foi de apenas 20 meses. Esses valores variam em função do local do empreendimento, valor da tarifa de energia e quantidade e potência de lâmpadas.
Este será o tema da palestra “Benefícios Financeiros pela Utilização de Iluminação Natural com Domos Prismáticos”, que o engenheiro Matheus Scariot, da Bellevue ministrará durante o segundo dia TeCobI ECO, fórum de alternativas sustentáveis que acontece de no dia 19/06.
Um dos destaques de programa de conferência que acontece paralelamente a uma feira de negócios, é a possibilidade de os congressistas verem in loco, as tecnologias discutidas nos seminários. No caso dos benefícios do uso da iluminação natural, não será diferente.
Outra empresa que mostrará sua tecnologia em domos prismáticos é a Engepoli, que apresentará o sistema Skylux que, entre outras vantagens, difunde a luz de forma homogênea por todo o ambiente, não exige alteração estrutural na cobertura para sua instalação e, como solução estanque, não gera vazamentos.
A Esaf-Ibrap lança a Linha Residencial de telhas translúcidas que têm entre as suas características, resistência térmica e mecânica, difusão da luz com transmissão de até 70% da iluminação externa, proteção UV e solução antimofo.
Outro destaque são as telhas translúcidas Luz Sombra, da Amecon, que é reforçada com um material de poliéster, o que aumenta a proteção contra os raios UV e garante maior resistência mecânica.