Experiência de Marca

Cataratas atrai interesse pelo Festival de Turismo

Já há fila para alugar um estande na feira paralela ao evento, previsto para ocorrer entre os dias 13 e 15 de junho.

A repercussão internacional da eleição das Cataratas entre as sete maravilhas da natureza e a recente escolha de Foz do Iguaçu para sediar os XGames, contribuíram para despertar ainda mais o interesse de operadores, agentes de viagens e empresários pelo 7° Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, programado para os dias 13 a 15/06, no Rafain Palace Hotel e Convention Center.

Estande da Bahia atrai curiosos de todas as partes.

Já há até mesmo lista de espera para alugar os estandes da Feira de Turismo, atividade paralela ao festival. Outro evento paralelo, o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, reunirá em Foz os responsáveis pelos mais acessados blogs do Brasil e do exterior voltados à divulgação de destinos nacionais e internacionais.

Em 2012 o Festival pretende ter sucesso ainda maior do que o ano anterior.

O Festival

Com apoio da Itaipu Binacional, Secretaria Municipal do Turismo; Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB); Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares; e Conselho Municipal de Turismo; entre outras instituições, o 7° Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu deve ter mais de seis mil inscritos, superando a marca da edição passada. Deste total, a maior parte é formada por agentes de viagens, mas a lista também inclui empresários, operadores e guias de turismo, professores, estudantes e jornalistas.

Os números confirmam que, hoje, o festival é “Um dos maiores eventos de turismo do Brasil e referência para o setor”, segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu. Para Piolla, o festival representa “a oportunidade de relacionamento com o mercado emissivo de turismo que tem Foz do Iguaçu como principal destino”.

Feira de Turismo

Em 2011, cerca de 400 expositores ocuparam os 240 estandes da Feira de Turismo, número que deve também ser superado este ano, a julgar pela procura. Há filas de espera para os estandes, conta o organizador do festival, Paulo Angeli.

A feira oferece 100 mil metros quadrados para os expositores apresentarem os seus produtos e destinos para os visitantes e participantes.

Em relação aos negócios gerados pelo festival, Angeli diz que os únicos números que podem ser mensurados são justamente os da Rodada de Negócios do Sebrae, um dos eventos paralelos. Em 2011, o Sebrae calcula que os negócios feitos no evento chegaram a R$ 18 milhões, com expectativa de crescimento para este ano.

Fonte: H2fox