Um simulador 3D interativo utilizado pela Nasa, modelos de games, oficinas de inclusão digital, palestras e shows no Palco Compacto Petrobras são algumas das atrações do Festival Virada Digital que irá movimentar Paraty (RJ) de hoje a domingo (11 a 13/05).
As atividades do festival vão acontecer em quatro terminais interativos – conhecidos como hubs -instalados em espaços públicos da cidade e serão transmitidas simultaneamente nos hubs, e em tempo real pela internet.
Palco Compacto Petrobras – Destaque para o show, na sexta, de MV Bill, rapper e curador do evento, que lançará, no festival, uma música produzida com os participantes do evento nas redes sociais, e da apresentação, no sábado, do cantor Flávio Renegado, revelação do ano no Hutúz (maior prêmio dedicado ao Hip Hop na América Latina).
O Palco Compacto Petrobras mostra talentos da nova música brasileira ao vivo e em encontros em estúdio.
Revista Petrobras Conhecer – A versão on-line da Revista Petrobras Conhecer será a página inicial dos 100 computadores disponíveis para acesso à internet no hub principal. A publicação bimestral sobre Ciência e Tecnologia, lançada em abril, é direcionada a estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamentale do Ensino Médio. A edição com o tema Energia pode ser acessada no site.
Paineis – Haverá debates sobre os caminhos alternativos para a produção e consumo da cultura no meio digital aliado à tecnologia, comparticipação do cantor e ex ministro da Cultura Gilberto Gil.
Haverá também debate sobre a relação entre tecnologia e trabalho no painel Geração Y e os Novos Desafios Digitais, com a participação do empreendedor Bob Wollheim, criador da Appies, plataforma de negócios para desenvolvedores, e de Bia Granja, curadora do YouPix; entre outros temas.
Mutirão Digital – Durante os três dias, a comunidade terá livre acesso a 100 computadores conectados por internet de banda larga (100MB).Uma equipe de monitores orientará os visitantes, que poderão navegar pela internet e aprender noções básicas de informática.