Experiência de Marca

Marabraz patrocina projeto Ópera na Escola

Concebido pelo tenor Jorge Durian, o projeto contempla alunos da rede municipal de ensino e visa difundir o conhecimento sobre ópera de forma lúdica e interativa.

Além de patrocinar o esporte, a Marabraz mantém em sua lista de iniciativas a promoção da cultura. Uma das ações apoiadas pela rede de lojas é a “Opera na Escola”. Concebido pelo tenor Jorge Durian, o projeto contempla alunos da rede municipal de ensino e visa difundir o conhecimento sobre ópera de forma lúdica e interativa.

“O objetivo é apresentar a música lírica aos pequenos de modo que eles queiram conhecer mais sobre o tema”, conta Durian, que acrescenta: “Já nos apresentamos para mais de 40 mil crianças e este número vai continuar aumentando, pois temos como foco a disseminação da cultura de um modo criativo”.

Tenor Jorge Durian.

Durante uma animada apresentação que utiliza recursos teatrais e pedagógicos, além de  cenários e figurinos, Jorge Durian e sua trupe falam sobre a história da música lírica e suas principais características, contagiando os participantes.

De forma lúdica os alunos aprendem brincando como a ópera nasceu, onde ela está presente, quais os tipos de vozes que a compõem, as famílias de instrumentos e os principais gêneros, entre outros.

Com consolidada carreira nacional e internacional, o tenor Jorge Durian é um dos atuais expoentes da música erudita, tendo arrebatado plateia em todo Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos.

Desde 2009 o músico leva o projeto “Ópera na Escola” para cidades paulistas como Indaiatuba, Itatiba, Ferraz de Vasconcelos, entre outras, apresentando o tema para crianças que nunca haviam tido contado com ópera antes e também para professores, pais e responsáveis contemplando-os com brilhantes apresentações.

“Sabemos da importância da cultura para a formação de valores do indivíduo. Ao proporcionar o acesso de crianças e jovens a um universo musical pouco difundido também colaboramos para agregar conhecimento e cultura”, enfatiza o diretor da Marabraz, Nasser Fares.

Em breve o projeto será apresentado em cidades como Salto, Carapicuíba e Cajamar.