Hábito já comum nos Estados Unidos e Europa, fazer compras via celular começa a virar realidade também no Brasil. O site de comércio eletrônico do Walmart, por exemplo, inova e lança sua plataforma mobile (m-commerce), amigável e de fácil navegação.
Assim como o e-commerce do Walmart nos EUA, a subsidiária brasileira aposta em ações diferenciadas para a iniciativa, em parceria com a VTex e Fingertips, empresa do Grupo.Mobi. Agora, o endereço www.walmart.com.br já pode ser acessado por qualquer smartphone.
“A compra no comércio eletrônico por intermédio de aparelhos móveis ainda é pouco representativa no Brasil, mas o crescimento é exponencial. Não temos dúvida de que é um processo irreversível e o lançamento dessa versão mobile é apenas o primeiro passo de várias novidades que pretendemos trazer aos clientes que optarem por nos acessar por meio de seus smartphones e tablets”, afirma Flávio Dias, vice-presidente do e-commerce do Walmart Brasil.
A nova plataforma apresenta estratégias diferenciadas para os usuários, como a facilidade de navegação – o sistema de busca, por exemplo, é exatamente igual ao da loja virtual tradicional.
Um dos destaques do m-commerce é a recuperação do carrinho de compras – quando o cliente interrompe o processo, ele recebe um e-mail que resgata os itens selecionados e avisa que a compra não foi finalizada. Com isso, a plataforma mobile se mostra muito eficiente, já que a pessoa tem acesso ao celular de qualquer lugar e pode efetivar a compra.
Um dos parceiros do Walmart para o mobile-commerce é o Grupo.Mobi, empresa de marketing e publicidade móvel na América Latina, que desenvolveu a parte de usabilidade e design do projeto.
“Desenvolvemos a estratégia e criamos toda a interface, wireframe e layout pensando no usuário, que poderá navegar pelo mobile site de forma simples e intuitiva. Além disso, o m-site segue as recomendações das melhores práticas de mobile commerce, que visam a melhor experiência possível ao usuário, independente do tipo da interface que ele utilizar”, afirma Flavia Biasotto, sócia-diretora de Atendimento do Grupo.Mobi. “Dessa forma, o consumidor se sente confortável para utilizar o m-site do Walmart e realizar as suas compras pelo celular”, acrescenta.
Geraldo Thomaz, CEO da VTex – líder em tecnologia para o comércio eletrônico e responsável pela programação do m-commerce da rede – afirma que o do Walmart é um projeto relevante, que demandou planejamento e estrutura.
“Trata-se de um site com template específico para browser mobile, resultando na facilidade de interação na plataforma, com interface extremamente amigável e organizada em categorias, o que leva a uma ótima experiência de navegação. O template móvel é utilizado por 95% dos usuários que acessam a partir de dispositivos mobile”.