Experiência de Marca

Associados relacionam Recife CVB como sinônimo de eventos

89,3% dos associados encontram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com os eventos captados pelo RCVB em parceira com a Secretaria de Turismo do Recife e Empetur.

Pesquisa de Satisfação promovida pelo Recife Convention & Visitors Bureau, realizada no ano de 2011, aponta que, ao serem questionados em até três palavras o que a entidade lhes faz lembrar, a imagem espontânea do RCVB perante os seus mantenedores é 100% positiva, sendo observadas palavras como: negócios, turismo, eventos, parceria, profissionalismo e integração. O material traz ainda a análise de 77% dos associados à entidade no que se refere à captação de eventos, ações executadas e avaliação da equipe. 

Rio Capibaribe - Recife.

Carro-chefe das atividades realizadas pelo Recife CVB, as ações em captação de eventos foram consideradas positivas por 92,9% dos pesquisados. E 89,3% dos associados encontram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com os eventos captados pelo RCVB em parceira com a Secretaria de Turismo do Recife e Empetur. “Tivemos uma evolução em 15,8% nesse quesito se comparado à última pesquisa realizada em 2009. Percebo que os congressos e feiras atraídos para o estado com o apoio da entidade estão cada vez mais superando as expectativas dos nossos mantenedores e com certeza gerando mais negócios para eles”, comenta Paulo Menezes, presidente do Recife CVB.

O presidente destaca a importância dos associados buscarem o apoio da entidade para captação de eventos. “51,2% dos mantenedores hoje praticam a captação de eventos, o que supera os 27,8% registrados na última pesquisa. Hotéis, organizadoras de eventos e outras empresas devem realizar essa prática, mas em conjunto com a entidade, não deixando apenas que essa missão fique a cargo do RCVB”, fala Paulo Menezes. “Para 2012, planejamos manter o nível de captação de eventos de grande e médio porte e trabalhar para atrair ainda mais eventos corporativos que podem ser bem trabalhados por toda a nossa cartela de associados”, diz o presidente do RCVB.  

A pesquisa revela ainda que 57,2% dos consultados conhecem todas ou muitas das ações que são promovidas pela entidade. “Em 2009, apenas 25,4% dos associados diziam-se conhecedores de todas as ações promovidas pela entidade. A partir desse resultado, buscamos envolvê-los cada vez mais nos projetos realizados pela entidade e criar ferramenta que pudessem informá-los sobre todas as atividades executadas pelo RCVB”, afirma Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB. Hoje, 95% dos mantenedores acessam os sites www.recifecvb.com.br e o www.destinopernambuco.com.br e 90% acompanham as captações de eventos apoiadas pela entidade. 

No quesito ‘avaliação da equipe’, 93,5% classificaram como ótima ou boa a equipe de profissionais que atuam no RCVB. O relacionamento da entidade com as empresas é visto por 82,7% como ótimo ou bom pelos pesquisados e palavra que mais faz lembrar o Recife CVB aos associados é ‘eventos’. 

Pontos Fortes – O apoio à captação de eventos, promoção do destino Pernambuco e o relacionamento da entidade com outras instâncias são vistos por 70,5% dos associados como ‘pontos fortes’ da entidade. 

Site Entre os que responderam ao questionário, o interesse maior no site do Recife CVB é sobre os eventos (35,3%) e seus organizadores (17,0%), seguidos do interesse pelos associados (14,5%). Operadores e agências de viagem despertam interesse em 10,6% dos respondentes, enquanto 10,2% se interessam por contatos. Dos respondentes, a metade (50,7%) acessa a área restrita que contém os eventos captados e informações específicas aos associados.

Estratégias de Comunicação – Nas respostas sobre a quais estratégias de comunicação utilizadas pelo RCVB as empresas têm acesso, observa-se que as mais eficientes são e-mail (14,3%), newsletter institucional (13,1%) e os sites www.recifecvb.com.br e o www.destinopernambuco.com.br (também 13,1%). Os percentuais das demais estratégias variaram entre 8,6% e 4,8%.