O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou ontem que Avi Savar, fundador e executivo-chefe de Criação da Big Fuel, será o presidente do júri de Branded Content & Entertainment Lions.
Avi Savar liderará nove especialistas do mundo todo no primeiro júri da categoria. A Big Fuel é uma empresa de serviços completos de marketing social global e comunicação sediada em Nova York que leva marcas desde o conteúdo à comercialização. Lançada em 2004, a atende as necessidades de grandes marcas. O que começou como um estúdio de branded content de uma pessoa se transformou na maior agência de mídia social do mundo, sediada em Nova York.
Este será o primeiro ano da categoria definida como a criação ou integração natural ao conteúdo original por uma marca. O objetivo da área é transmitir mensagens de marketing ao engajar os consumidores por meio de plataformas de conteúdo relevantes ao invés dos métodos tradicionais de publicidade.
Os inscritos no Branded Content & Entertainment Lions devem demonstrar como uma marca trabalhou com sucesso independentemente ou associada a um editor ou produtor de conteúdo para desenvolver e criar ou co-criar conteúdo de entretenimento e atraente para seu público.
Isso poderia ocorrer ou por meio da criação de conteúdo original ou programação ou, ainda, integrando de forma natural uma marca a formatos existentes ao se associar com um editor ou parceiro de mídia. As peças inscritas devem demonstrar como a percepção dos consumidores foi integrada com sucesso ao conteúdo original e como os leva a se engajarem e criar uma sinergia pela mídia paga ou de propriedade.
Os trabalhos de Branded Content & Entertainment Lions podem promover um único canal de mídia, tal como um vídeo de web ou exibição, mas também pode usar múltiplas plataformas para entregar o conteúdo aos públicos entre vários canais, incluindo rádio, revistas, livros, jogos, música, vídeo, mobile, social, comunidade, blogs, eventos e outros.
Tendo em vista que o Branded Content & Entertainment difere de um país para outro, os trabalhos inscritos devem descrever a situação atual a respeito do segmento no respectivo país ou região onde a campanha foi veiculada, incluindo quaisquer restrições ou regulamentação imposta por redes de TV, empresas de radiodifusão, governo ou órgãos regulamentares.
“O Festival Internacional de Criatividade em Cannes é o mais prestigioso show de premiação da publicidade. Estou honrado e feliz em participar do júri e ansioso para celebrar o Branded Content & Entertainment. Como presidente do júri, espero poder liderar o processo de tal forma a motivar pessoas a criarem conteúdo inovador”, disse Avi sobre sua nomeação.
“A categoria tornou-se um elemento-chave de comunicação que se relaciona de forma criativa com consumidores. Portanto, incluí-la no Cannes Lions é importante não somente para o desenvolvimento contínuo do Festival e celebração global à criatividade na comunicação, como também reconhecer a convergência do marketing e entretenimento. Temos grande prazer em contar com a experiência de Avi Savar, um inovador cujo trabalho ainda influencia e molda a comunicação de marcas, mídia e engajamento do consumidor, para guiar e determinar o padrão desta nova categoria”, comentou Philip Thomas, CEO de Cannes Lions.
Os vencedores do Branded Content & Entertainment Lions serão anunciados no sábado, 23 de junho, em Cannes, juntamente com os vencedores das categorias Film, Craft, Titanium e Integrated.
Informações adicionais sobre o Branded Content & Entertainment Lions estarão disponíveis na abertura das inscrições, dia 26 de janeiro. Com a Branded Content & Entertainment, juntamente com a já anunciada nova categoria Mobile Lions, o Festival totalizará 15 categorias neste ano.
Para informações sobre o Cannes Lions 2012, como se registrar ou participar, visite o site www.canneslions.com.