Até março deverá ser conhecida o modelo da “Agência de Promoção de Porto Alegre“, que será criada para divulgar e posicionar a capital gaúcha nos mais diversos segmentos do turismo junto aos principais mercados mundiais visando a atração de turistas e sua permanência no destino, a geração de demanda e incremento aos negócios das empresas desses setores, renda e desenvolvimento econômico.
Para iniciar os estudos que irão resultar no formato da estrutura, modelos jurídicos, de gestão e sustentabilidade da nova agência foi assinado no dia 09/12, um termo de cooperação entre as secretaria municipais de Turismo (SMTur) e de Comunicação de Porto Alegre e o Sebrae-RS, que irá disponibilizar consultores para o trabalho em conjunto junto com técnicos do órgão municipal de Turismo.
A solenidade teve as presenças do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes; da representante da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Andrea Back; do superintendente e do diretor Técnico do Sebrae/RS; Léo Hainzenreder e Marco Kappel Ribeiro, respectivamente, da diretora especial para a Copa 14 do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau; Lourdes Fellini, do presidente da Abih; José Reinaldo Ritter, e da diretora executiva do SindPoa, Maria Isabel Nehme.
A criação da agência é uma inovação da capital gaúcha e sua atuação, prevista para iniciar em meados de 2012, será focada no turismo, comércio e serviços. O superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, salientou que a instituição apoia a implantação da agência por entender que, ao buscar atrair mais turistas para a cidade, “A agência irá, por consequência, gerar diversos benefícios para as micro e pequenas empresas ligadas ao trade turístico, ao comércio e serviços em geral”.
O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, destacou que a agência estará na linha de frente da promoção do destino Porto Alegre. “O que se busca é um modelo moderno, mais profissional e ágil, numa parceria público-privada que reforce, em nível nacional e internacional, a marca e a imagem de Porto Alegre como referência do Sul do Brasil.
A proposta de dotar a cidade de uma agência do gênero foi apresentada há cerca de cinco anos durante a elaboração do Plano Estratégico do Turismo de Porto Alegre, trabalho coordenado pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (SindPoa) com a participação da Secretaria Municipal de Turismo, do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, do Sebrae/RS e de várias outras entidades do trade local.
Fonte: Mercado&Eventos.