Conte com a solução grupal de problemas para alimentar infinitas inovações 2012, principalmente porque, para os consumidores, a contribuição exigirá menos esforço do que nunca.
Saiba que, em 2012, a tendência do crowdsourcing continuará sacudindo os processos comerciais e dará lugar a inovações sem fim. Afinal de contas, as pessoas gostam, e sempre vão gostar, de contribuir com algo que é maior do que elas mesmas.
Mas a realidade é que a maior parte dos consumidores – apesar de talvez desejarem contribuir – acham que é muito difícil e dá trabalho demais. E é por isso que você pode esperar ver iniciativas de IDLE SOURCING em 2012: produtos e serviços que fazem com que seja absolutamente simples (ou são coisas que não exigem absolutamente esforço nenhum) para contribuir com qualquer coisa, desde informar sobre ruas que precisam de conserto até encontrar sinais de vida extraterrestre.
Apenas um avanço que abre novas possibilidades: a prevalência em 2012 dos smartphones que estão sempre ligados, com GPS e acelerômetro, significa que os consumidores vão, cada vez mais, divulgar dados a respeito de onde estão e do que estão fazendo (partindo do princípio de que eles concordaram em fazer isso, é claro: não vamos nem começar a discutir a questões de privacidade que vão causar furor no ano que vem).
Dois exemplos de IDLE SOURCING que apontam o caminho:
- Lançado como teste em março de 2011, o aplicativo Street Bump, criado em Boston, aproveita os sensores de smartphones para fornecer à prefeitura um mapa em tempo real das condições das vias de circulação. O aplicativo para Android usa a tecnologia de acelerômetro e de GPS nos telefones dos usuários para registrar quando e onde o carro do usuário passou em um buraco, que registra e informa automaticamente.
- O Waze um aplicativo israelense de navegação de trânsito que funciona com base em crowdsourcing alcançou sete milhões de usuários em 45 países em outubro de 2011. O aplicativo fornece navegação grátis, passo a passo, junto com informação ao vivo sobre as condições de trânsito, colhidas junto aos outros usuários. Os usuários também podem fazer o log-in e ver a localização dos amigos.
Publicado originalmente no relatório Trendwatching.com como parte das dúzias de tendências às quais as empresas devem ficar atentas em 2012!