Experiência de Marca

A Coca-Cola e o marketing promocional

Foram ações promocionais nos pontos de venda, nas redes sociais, de responsabilidade social, enfim, a marca usa e abusa do marketing promocional para estreitar laços de relacionamento com o seu <em>target</em>.

Iniciamos o nosso review de cinco anos dedicados ao marketing promocional, com uma seleção das principais ações promocionais feitas pela Coca-Cola neste período. A Coca-Cola foi uma das marcas que mais marcou presença em nosssas páginas, fazendo uso das mais diferentes ferramentas.

Foram ações promocionais nos pontos de venda, nas redes sociais, de sustentabilidade, enfim, a Coca-Cola usa e abusa do marketing promocional para estreitar laços de relacionamento com o seu target e, é a recordista de posts no Promoview, sempre acompanhados com muita atenção pelos nossos leitores e leitoras.

Desde que Promoview iniciou em 2006, a Coca-Cola esteve presente em nossas páginas. Entre as principais ações, selecionamos as que mais destaque tiveram. Tudo começou com Estúdio Coca-Cola vai a Vitória de forma inusitada e, alguns meses após, o Estúdio Coca-Cola seguiu para Curitiba. No fim de 2007, houve destaque para a Caravana da Spaipa.

A reedição de uma das ações promocionais com refrigerantes de maior sucesso das últimas décadas, utilizando as tampinhas, também passou por aqui na notícia Tampinha de Surpresas com Coca-Cola.

A Coca-Cola colocou os dois pés no universo da moda em 2009, com o lançamento das garrafinhas fashion, desenhadas por Manolo Blahnik. Não satisfeitas em se tornar mais fashion, as garrafas também caminharam na passarela em grande estilo, em Milão!

No Brasil, foi na SPFW que a marca lançou a elegante embalagem Coca-Cola Light Plus. Mas, para provar que não só de opulência vive uma das marcas mais famosas do mundo, em 2009 foi lançada uma edição de latinhas com o objetivo de incentivar a paz mundial. E, para não ficar apenas na latinha ou no discurso, houve coleta seletiva no Sambódromo, lançamento de garrafa pet sustentável, corrente solidária no Natal, coletivo em prol das comunidades carentes, entre inúmeras outras.

Os brindes também não podem ser deixados de lado. Bem antes de se falar em “Caminhão da Felicidade”, a Free Space já havia criado a ação Coca-Cola na minha casa, onde uma equipe de promotores distribuiu brindes para os consumidores que tivessem uma embalagem retornável em suas casas. A marca lembrou das mães, na ação ‘Mãe você é essa Coca-Cola toda’.

Um dos pontos altos dos últimos anos têm sido as vending machines. Destaque para a com design diferenciado que comercializa mais de 100 sabores de refrigerante além, claro, da vending machine da felicidade.

A marca procurou gêmeo em aplicativo no Facebook. Lançou promo mobile em Cingapura. Iluminou paradas de ônibus. Deu um jeito de grudar nos consumidores. Inventou sósias. Colocou um cofre no meio da rua. Foi servida em um copo inteiramente de gelo. Ajudou a desenvolver o mobile marketing. Buscou embaixadores nas redes. Transformou a vida em um game. E provou que – quase – tudo é possível.

Mas não podemos encerrar sem falar na presença em eventos. Uma parede de escalada no SWU, a presença da Taça da Copa no Brasil, participação no AOIHS, o summer point em Búzios, a homenagem a Brasília, o pontapé inicial para 2014 e as promoções no Brasileirão.

E para a surpresa do mundo, houve um dia, também, que a Coca-Cola mudou de cor, para agradar o Boi. Estas foram apenas algumas das boas lembranças promocionais da Coca-Cola que o Promoview eternizou em suas páginas diariamente. O que ainda estará por vir nos próximos 5 anos? Vamos acompanhar de perto!