Em um ano marcado por grandes eventos, dos mais diversos gêneros, com ícones do rock, pop e black music, o Ultra Music Festival Brasil fez jus a 2011, e ao título de a “Última grande balada do ano”, animando o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, no último sábado (03/12), com 14 horas consecutivas de música.
Maior evento de música eletrônica no mundo, a edição do Brasil não foi diferente, trazendo ao local 22 atrações do gênero, além de um show de performances incríveis, envolvendo malabaristas, dançarinas, pole dancing, números aéreos, zorbing ball, contorcionistas, números aquáticos, acrobatas e light robot.
Transmitido ao vivo pelo Terra, o festival abrangeu muito mais do que seus 25 mil presentes. No total, 1,4 milhão de pessoas acompanharam a cobertura do UMF no Terra, nas plataformas mobile, web e tablets, em 18 países da América Latina e partes dos Estados Unidos.
O UMF Brasil leva a assinatura da XYZ Live, empresa de conteúdo, entretenimento e esportes, sob o comando de Bazinho Ferraz. Um entusiasta do evento, ele adotou no Brasil a versão atual do festival, muito mais que apenas um show de música eletrônica, uma verdadeira celebração da dance music, reunindo DJS, bandas e Live PAs.
Para reunir esta turma, o festival recebeu uma grande infraestrutura e dois grandes palcos, o Ultra Stage e o Ultra Arena, por onde passaram atrações heterogêneas, em uma babel de sons, luz e profusão de artistas, reunidos para agradar a um público eclético, moderno e exigente.
Entre as quais, a aguardada e lendária banda britânica New Order, o som do trio escandinavo do Swedish House Mafia, o duo belga 2ManyDJs e brasileiros como Renato Cohen, The Twelves, Márcio Vermelho e Rodrigo Vieira.
A produção deste cenário envolveu 92 fornecedores, 6.700 empregos gerados, 760 seguranças, 250 jornalistas credenciados do mundo inteiro, 600 mil watts de potência de som e 750 mil watts de luz.
No UMF Brasil, música e meio ambiente também andam juntos e a XYZ Live fechou com os Recicleiros para se encarregarem de garantir estrutura e realizar a coleta seletiva de lixo gerado, além de levar três mil bota bitucas.
Em paralelo ao sucesso com o público, o Ultra Music Festival também comemorou a boa aceitação pelos anunciantes. Marcas como Budweiser, Intel, SKY e Red Bull, assinaram como patrocinadoras; Pernod como apoiadora; e Renaissance São Paulo Hotel, como hotel oficial do evento.
A semana que antecedeu ao festival foi marcada ainda por uma série de baladas realizadas nas principais casas noturnas de São Paulo, transformando a cidade na sede do “club culture” mundial.
Em um total de 80 horas de badalação, casas como Hot Hot, Disco, Lions, Sirena, D.Edge, Mynt Lounge e Ballroom promoveram um esquenta com o selo Ultra Music Festival, reunindo o melhor da dance music e agitando o turismo nacional e internacional na cidade.
Entusiasmado com os resultados positivos, Bazinho Ferraz já adianta que para 2012 tem mais. “Já estamos começando a pensar no próximo UMF Brasil. O festival vai crescer como um todo, em número de atrações, palcos, programação da Ultra Week, e ainda irá realizar a UMF São Paulo Music Conference, com o objetivo de fomentar a indústria, o club culture e a noite paulistana”, revela.
Já é assim em Miami, sede do festival original, realizado anualmente desde 2000, que somente em sua última edição recebeu 150 mil pessoas, com ingressos esgotados 34 dias antes do evento. Em seus 11 anos de existência, sempre com enorme sucesso, o Ultra Music Festival já tem edições anuais em Miami, Nova Iorque, Ibiza, Caribe e Coréia. Ao todo, o festival já levou para seu público mais de 2.500 atrações.
Números
- 22 Atrações
- Dois palcos
- 25 mil ingressos vendidos
- 14 Horas de evento
- 750.000 watts de potência de luz
- 600.000 watts de potência de som
- 6700 empregos gerados
- 760 seguranças
- 92 fornecedores
- Três mil bota bitucas
- 250 jornalistas credenciados
- Sete casas noturnas com selo UMF Brasil
- Cinco patrocinadores/apoiadores
- 1,4 milhão de audiência
- 18 países em que o festival foi exibido