Maior jogadora de futebol de todos os tempos, Marta emocionou os presentes na final da Copa Coca-Cola ao contar as dificuldades que enfrentou na adolescência.
“Agradeço pelo convite da Coca-Cola para ser madrinha desta competição tão importante. Este é um momento muito especial e importante para mim e é impossível não me emocionar. Na minha época de adolescente, não havia torneios femininos e, quando me deixavam participar, tinha que jogar entre os meninos. Mas a Copa
Coca-Cola dá essa oportunidade às meninas também. Governos e empresas têm que seguir o exemplo da Coca-Cola”, disse Marta, emocionada, durante cerimônia realizada no CFZ, no Rio de Janeiro, no dia 27/11.
Já o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, destacou a importância da participação de jogadores, técnicos e familiares em um evento positivo e transformador.
“Estamos orgulhosos de contar com Marta e Ronaldinho Gaúcho como padrinhos deste grande evento. O balanço geral desta edição é muito bom. Foi um grande convite às comunidades para modificarem hábitos. Queremos levar a vida ativa e trabalhar isso dentro das comunidades. Um segundo legado é justamente valorizar essas comunidades em si. Mostrar que elas têm força e podem mudar seus destinos”, disse Zarazúa.
“Pesquisas mostram que as pessoas de menor renda são as que fazem menos atividades físicas. A Copa Coca-Cola chega para inverter este quadro, levando o hábito da prática de atividades físicas para as comunidades mais carentes. O envolvimento de dez mil jovens nesta edição teve um efeito multiplicador dentro das comunidades”, acrescentou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Até a Copa do Mundo da Fifa 14, cerca de 50 mil jovens atletas participarão da Copa Coca-Cola, transformando a competição em um legado permanente de celebração e estímulo à prática de exercícios físicos”, afirma Michel Davidovich, diretor da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da Fifa e Olimpíadas.
O Torneio
A primeira edição nacional da Copa Coca-Cola foi dividida em duas etapas: Local e Nacional (Preliminar e Final). Na Categoria Masculina, as equipes se enfrentaram em comunidades de 27 cidades durante a fase Local, que classificou 32 times para a fase Nacional Preliminar. Dessa etapa, restaram oito para a Nacional Final.
A categoria Feminina foi realizada em 11 cidades. Os jogos da etapa Local definiram 16 equipes para a etapa Nacional Preliminar, restando quatro equipes para a fase Nacional Final.
Os jogos foram disputados em dois tempos de 25 minutos. As equipes foram formadas livremente pelos participantes, tendo de 20 a 22 integrantes. Na final, o Volta Redonda FC (RJ) foi campeão na categoria feminina e o Dias de Craque Joaquim Gomes (Maceió-AL), na masculina.