O Thanksgiving, Dia de Ação de Graças, é celebrado nos EUA e no Canadá com um feriado. A data surgiu em 1620 como forma de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia o país literalmente pára, as pessoas se reúnem, fazem festas e comem o prato tradicional da ocasião, que é o peru.
No final dos anos 1930, a quarta 5ª Feira do mês de novembro foi instituída como feriado nacional pelo Presidente Franklin Roosvelt, com o intuito de ajudar o comércio a impulsionar as compras de natal. Mas mesmo antes de ser um feriado fixo, a Thanksgiving Parade, um enorme desfile, já tomava as ruas de Nova York.
O que muita gente não sabe é que o desfile surgiu e é até hoje uma grande ativação da marca Macy’s, talvez uma das ações de marketing promocional mais antigas do mundo, com cerca de 80 anos.
O dia em que Nova York pára reúne milhares de pessoas nas ruas e é transmitido pela televisão para todo o país. Desde 1924, a marca convoca multidões às ruas para observar performances e balões gigantes coloridos desfilarem durante 3 horas. A adesão das crianças, como é de se esperar, é enorme.
Na sexta-feira a seguir ao desfile, é realizado um dia de liquidações imperdíveis, conhecido como Black Friday, como forma de fechar a ação anual de ativação com as compras de final de ano.
Os balões são a principal atração e incluem imagens do Papai Noel acompanhado de seus ajudantes, inúmeros brinquedos e personagens de histórias e desenhos infantis. Confira um vídeo de 1954, uma época em que o desfile era bem diferente e levava até elefantes para as ruas: