Com a chegada do outono no hemisfério norte, a IKEA começa a divulgar suas linhas de sofá. Este ano, na Noruega, a marca decidiu pegar carona em anúncios de imóveis a venda para promover sua nova linha. Assim, a empresa fez uma parceria com o site que concentra a maior parte dos negócios imobiliários online, em acordo com proprietários que estavam vendendo suas casas e apartamentos.
Os anúncios, ao invés de promover apenas o apartamento, diziam “casa maravilhosa com sofá super confortável” – e apresentavam a ideia do sofá. Eles também fizeram o contrário: nos outdoors além de vender sofás, anunciavam também apartamentos e casas. Os sofás da IKEA eram colocados em suas salas, valorizando o ambiente e mostrando o seu impacto nas casas dos consumidores.
A ação ficou muito popular e teve muita mídia espontânea. Nas lojas, para completar, foram criados concursos em que os consumidores precisavam realizar uma performance nas áreas de vendas de sofás e concorrer, no final do mês de outubro, a levar o modelo escolhido para casa. As vendas de sofás aumentaram 20% e o Tidafors, modelo recém lançado, tornou-se o 4º mais vendido da rede.