Experiência de Marca

Talkability amplia com Amostra Click

A partir do investimento inicial de R$ 1,5 milhão, a nova empresa propõe o estreitamento do relacionamento entre anunciantes e seus clientes, promovendo a experimentação de produtos até mesmo antes de irem para as gôndolas.

Permitir ao cliente a experimentação e avaliação de produtos gratuitamente e sem sair de casa. Essa é a proposta da Amostra Click, do Grupo Talkability, liderado por Fernando Figueiredo e Mentor Muniz Neto.

A holding é formada por outras seis empresas especializadas em marketing promocional, entre elas a Bullet, com 24 anos de experiência em promoção, ativação de marca e eventos e mais de 1.500 ações de sampling realizadas amplia a sua participação no mercado e, em parceria com o fundo Calés Investimentos, lança novo negócio, com expectativa de faturar R$ 3 milhões e distribuir mais de um milhão de amostras até o final de 2012.

A partir do investimento inicial de R$ 1,5 milhão, a nova empresa propõe o estreitamento do relacionamento entre anunciantes e seus clientes, promovendo a experimentação de produtos até mesmo antes de irem para as gôndolas, mas com um importante diferencial: com atuação nacional, a Amostra Click garantirá a entrega a domicílio para o consumidor.

Fernando Figueiredo.

“Vivemos em um mundo 2.0 onde o e-commerce cresce a cada instante. Não podemos nos restringir a um só lugar. Temos que facilitar o processo de escolha e de aquisição, fazendo com que não seja maior que a distância de um clique”, justificou Fernando Figueiredo, presidente do Grupo Talkability.

Com a proposta diferenciada de sampling, a Amostra Click é um portal que permite ao anunciante disponibilizar seus produtos para teste e análise do consumidor. Esse, por sua vez, escolhe os itens que quer provar e, após receber gratuitamente em casa, deverá descrever sua opinião no mesmo site. A iniciativa pode ser melhor definida como social sampling, pois a opinião do participante é muito importante e precisa ser compartilhada.

Para ter acesso aos produtos da Amostra Click, os interessados devem se cadastrar no site, responder a um questionário sóciocultural e comportamental e escolher até cinco produtos.

Para solicitar e receber novas amostras, é preciso contar como foi a experiência de consumo e assim sucessivamente. Inicialmente, o consumidor não paga nada para receber até cinco itens por mês. Já para o anunciante, haverá o custo por produto/amostra distribuído.

“Ainda assim, as empresas gastarão menos que para viabilizar uma ação de sampling na rua ou nos pontos de venda, que envolve uma série de custos, que vão da produção de materiais de apoio à contratação e treinamento de promotores. E nesse caso também não há qualquer perda de produto”, destaca o publicitário alguns dos pontos fortes do novo modelo de negócio. A produtividade é 100% aproveitada uma vez que o consumidor escolhe e pede o que efetivamente quer experimentar.

A Amostra Click ainda agregará novas possibilidades aos projetos desenvolvidos pelo Grupo Talkability, que hoje reúne as empresas Bullet, Bullet Trade, Bullet Eventos, Dos Mesmos Criadores e Objeto Direto.

“Poderemos realizar uma campanha em que o consumidor poderá pedir via SMS para receber uma amostra do produto, ou então, uma promoção usando a base de dados da Amostra Click, focando diretamente no público de determinado produto”, acrescenta Fernando Figueiredo.

A holding, que atingiu o faturamento de R$ 110 milhões em 2010, espera fechar o ano com oito empresas e resultado 40% superior.