Alemanha, o país do turismo de lazer, é também a terra do turismo de negócios. Em 2010, com a realização de 542 congressos internacionais, o país foi o primeiro destino europeu para eventos e business.
De acordo com o ranking da Icca (International Congress and Convention Association), cinco cidades alemãs fazem parte da lista das 100 cidades com a melhor infraestrutura internacional para receber eventos. Berlim, a cidade alemã mais bem colocada, na quarta posição, fica atrás apenas de Viena, Barcelona e Paris.
De acordo com o Centro de Turismo Alemão (DZT), órgão ligado ao Governo da Alemanha que tem como objetivo promover o país como destino de viagem diversificado e atraente, as principais razões para a Alemanha alcançar a liderança entre os europeus para congressos e eventos é a boa relação custo-benefício dos serviços oferecidos e a grande variedade de hotéis de alta qualidade para reuniões e de centros de convenções.
Pelos números do DZT, a Alemanha dispõe de mais de seis mil locais de eventos, desde modernos centros de convenções e hotéis, até locais menores.
Mas não foi apenas no turismo de negócios que a Alemanha se destacou em 2011. Neste ano, até agosto, o país já havia computado mais de 43 milhões de pernoites estrangeiros, 6,2% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Além disso, é o terceiro destino mais procurado na Europa atrás de Espanha e Itália, a Alemanha também é o país que possui os habitantes mais viajantes do continente. Em 2010, 72 milhões de alemães deixaram o país, realizando 18% das viagens internacionais feitas por europeus.