A Unilever está investindo nada menos que R$ 500 milhões em inovações de seus produtos da área de cabelos e no lançamento de duas novas marcas no Brasil: a Keratinology e a TRESemmé. Ambas pertenciam ao portfólio da norte-americana Alberto Culver, adquirida pela Unilever em maio deste ano.
Com as duas marcas, a empresa inaugura um novo segmento: o de produtos encontrados no varejo, mas que prometem os benefícios daqueles profissionais, vendidos em salões de beleza.
“Com a aquisição da Alberto Culver, a Unilever se tornou líder mundial em hair care, posição que já ocupava no Brasil, com quase 30% de market share”, disse Andrea Salgueiro, vice-presidente de personal care da companhia.
A empresa é animada pelo fato de que além de gastar mais tempo em salões, os brasileiros, com mais dinheiro, estão partindo para além da dupla shampoo-condicionador, usando outros produtos, como cremes de tratamento e para pentear entre outros. Estudo da empresa apontou que 35% das mulheres brasileiras não estão satisfeitas com o cabelo e 80% já usaram algum tipo de química.
Segundo Marcela Mariano, diretora da divisão hair, da Unilever, a expectativa é de que as duas novas marcas correspondam a algo entre 5% e 8% do total dos negócios da empresa em cabelos, em dois anos.
“Esse novo segmento também vai significar rentabilidade para o varejo”, destacou por sua vez Eduardo Campanela, gerente da marca Seda, carro chefe da companhia na área e que tem a atriz Ísis Valverde como estrela atualmente.
A TRESemmé, lançada em 1948, é uma das maiores marcas de produtos para cabelos do mundo, ocupando o segundo lugar nos EUA. Entrará no mercado brasileiro com cinco linhas e será divulgada com campanha da Lowe protagonizada por Tala Ayala.
O destaque da marca são embalagens grandes, com no mínimo 400 ml, sendo que há produtos com 750 ml; o seu preço fica um pouco acima dos produtos normais do varejo e abaixo das linhas vendidas em salões.
Já Keratinology by Seda tem foco na recuperação dos fios, ou a chamada plástica capilar. Terá duas linhas, sendo que a pós-progressiva terá os produtos mais caros do varejo (o shampoo de 200 ml custará R$ 10,00; a máscara de tratamento, R$ 15,00; e o creme de tratamento noturno, R$ 20,00).
O uso da chancela “by Seda” é explicado pelo fato de o mercado brasileiro ter três mil marcas de produtos para cabelos. A intenção é dar o aval da marca mais popular da Unilever à novata.
A marca entra no mercado em novembro, inicialmente nos canais farma e perfumaria e terá campanha de divulgação da JWT. Em janeiro de 2012, sua distribuição será ampliada para todo o varejo.