Um ponto importante a ser lembrado na era do consumidor hiperconectado é que o tradicional brinde não perde sua cadeira cativa nas ações promocionais. Entretanto, ele nem sempre é palpável e, dependendo da empresa que se está promovendo, o seu sentido é muito maior quando ele fica como memória e tem, atrelado a si, algum serviço.
Para tangibilizar o exemplo: a Nokia lançou em Londres no dia 1º/11 um trial de wi-fi gratuita em algumas áreas da cidade, especialmente no centro. A conexão de alta velocidade faz parte de uma cortesia da marca e passará por um teste de dois meses, que tem como objetivo se tornar uma oferta padrão no início de 2012.
No total, são 26 hotspots que darão suporte ao serviço, concentrados especialmente nas áreas de consumo da cidade. Victoria, Marylebone e Westminster também terão seus pontos de acesso. O melhor do ponto de vista dos usuários: as pessoas não precisarão se registrar para navegar.
A empresa pretende replicar a oferta em outras cidades do mundo, especialmente em países onde a infraestrutura de telecomuicações é fraca, como África e Índia. Cada um dos 1000 hotspots rodarão cerca de 20 megabits por segundo, mas a velocidade de download será no máximo de um megabit por usuário, de forma a garantir que todos tenham acesso ao serviço.
Alguns distritos de Londres já contam com free wi-fi há alguns anos, porém é a primeira vez que um investimento tão grande é realizado na cidade. Há projetos, ainda, de instalar hotspots nos metrôs, assim os passageiros podem navegar enquanto transitam.