A Sportion marketing & esporte foi a agência responsável pela execução da Copa Coca-Cola na área de atuação da Spaipa, fabricante Coca-Cola no Paraná e Região Oeste de São Paulo.
A Copa Coca-Cola é um projeto nacional da marca que envolve 27 cidades e é voltado para comunidades de baixa renda. “O nosso objetivo era criar experiências positivas de marca com os moradores das localidades, envolvendo não apenas os adolescentes que estavam jogando, mas também suas comunidades, famílias e escolas”, explica Francisco Santos, sócio-diretor da Sportion marketing & esporte.
Entre os dias 27/08 e 09/10, a Copa Coca-Cola realizou nas cidade de Curitiba (PR), Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP) 126 partidas entre 72 times, envolvendo 1.296 atletas e 288 treinadores e capitães de torcidas.
As equipes vencedoras destas etapas regionais seguem para os jogos da final nacional, prevista para os dias 19 e 20/11, em São Paulo. Nos fins de semana de jogos, os campinhos de futebol das comunidades se transformavam em uma festa do esporte com diversas atrações.
“Para envolver a comunidade e torcida dos times, foram desenvolvidas diversas atividades com a marca Coca-Cola, como ‘Bolhabol’, a ‘Bazuca Coca-Cola’ e interações como o ‘Jogo das Comemorações’, pebolim, ‘Fifa Soccer’ e outras atrações ligadas ao tema futebol, além de shows nas finais e comida com preço bem acessível”, conta o sócio-diretor da Sportion.
O desafio de executar a Copa Coca-Cola começou já no período de inscrições. Para isso, a Sportion realizou uma série de blitz nas comunidades carentes das cidades de Curitiba, Londrina e São José do Rio Preto.
“O objetivo desta ação era mostrar para os moradores destas localidades que a Copa Coca-Cola era feita para eles. Com isso, conseguimos vencer nosso primeiro desafio que era preencher todas as 72 vagas para times, envolvendo mais de 1.500 pessoas entre atletas e comissão técnica. Foi uma das maiores ofertas de vagas do País considerando a proporção populacional das cidades, principalmente em São José do Rio Preto e Londrina”, afirma Francisco.
No total foram cerca de 70 pessoas trabalhando pela Sportion diretamente no projeto, desde uma equipe de quatro executivos internos exclusivamente dedicados ao projeto, além de staffs técnicos, staffs de produção até o pessoal de logística para transporte e montagem das arenas.
Também foram envolvidas dezenas de fornecedores e fortes parceiros nas praças como a agência Alpes em Londrina, a Unimed Curitiba e Unimed Londrina e as Prefeituras Municipais das três praças.
As disputas foram realizadas nas próprias comunidades, promovendo fácil acesso do público ao evento. O resultado foi uma ótima adesão e participação da torcida, que também contou com atividades nos intervalos dos jogos, recreação para a os participantes, além de show, nas finais, com bandas locais.
“Para a alimentação e outros serviços do evento, envolvemos os próprios moradores da comunidade onde estavam acontecendo os jogos. Portanto, além de levar lazer e esporte, pudemos proporcionar oportunidades de ganhos econômicos para os comerciantes destas localidades”, explica Francisco.
Para a Sportion, a parceria gerou ótimas ações e atingiu seus objetivos ao envolver a comunidade com os jogos. “A Spaipa é um cliente que sabe muito bem como se fazem boas ações de experiência, pois já realizam eventos, shows, ativação de patrocínios há muitos anos e de forma muito intensa. Este perfil do cliente, somado ao conhecimento do ambiente esportivo da Sportion, gerou ótimas ações com fluidez e objetividade”.
A Copa Coca-Cola também foi muito importante para a agência, pois, primeiramente, é mais um projeto onde a Sportion conseguiu fazer do esporte uma verdadeira ferramenta de marketing promocional, criando uma disputa esportiva inesquecível para os grupos sociais em torno dos times e várias ações complementares, que contribuíram com os objetivos de marketing do cliente.
“Outro ponto bastante positivo para Sportion foi a contribuição que demos para o formato nacional da Copa Coca-Cola, pois tivemos a oportunidade de passar alguns feedbacks com base na nossa experiência em projetos esportivos”, comenta Santos.