Débora de Souza
O mercado passa por reciclagens periódicas e acompanhar a constante mudança do perfil do consumidor, aliado à era digital é um dos desafios do marketing direto, que deve seguir as tendências, mas sem abandonar a receita que continua trazendo maiores resultados para as marcas.
Confira abaixo as dez dicas para aplicar maior audiência de marketing direto:
1. Um dos principais fatores de sucesso de qualquer ação de marketing direto é a lista (mailing). De nada adianta a lista ser atualizada se o público-alvo selecionado não está de acordo com a oferta.
2. Caso tenha uma lista própria, comece por ela. Por intermédio de alguns procedimentos, como a atualização dos dados e enriquecimento de novos atributos, você terá um banco de dados mais qualificado, principalmente em uma era onde o consumidor é cada vez mais exigente e gosta de se sentir personalizado, exclusivo.
3. Quando locar uma lista, procure listas de empresas sérias. Não se sinta seduzido por preços muito baixos. Se pesquisar antes, verá que os preços praticados por empresas sérias são sempre muito parecidos. Locando listas desqualificadas e ilegais, você ainda contribui para manter uma visão distorcida do resultado que é proporcionado em ações de marketing direto. Ao utilizar listas ruins, não terá retorno e, se não tem retorno, achara que o marketing direto não funciona.
4. Quando fizer uma ação de e-mail marketing, procure listas completas, com outros atributos, não somente o e-mail. Dessa forma, além de segmentar a lista de acordo com a sua necessidade, poderá fazer outras ações futuras, como, por exemplo, contatar pelo telefone um prospect que recebeu, leu e clicou no seu e-mail marketing.
5. Mensure o resultado da campanha: se não fizer isso, não terá números e, sem eles, não adiantará culpar a lista, o material, o momento etc.
6. A criação/arte, a lista, o conteúdo e o momento da ação devem ser trabalhados juntos. De nada adianta uma lista boa, se o material não for. Ou, também não adianta ter uma lista boa e um material excelente, mas agir no momento errado.
7. Ninguém indica uma empresa sem conhecê-la, por isso, busque sempre indicações. Caso não as tenha, peça para testar uma amostra da lista. Lembrando que, para testar, é preciso que sua campanha esteja muito bem planejada e você tenha tempo para fazer o teste antes.
8. Procure utilizar mais de um canal de comunicação em uma campanha. Existem pessoas mais receptivas ao e-mail marketing, outros à mala direta, outros ao telefone. Uma ação complementa a outra e possibilita um retorno maior.
9. A frequência nas ações é muito importante. Ela trará o relacionamento.
10. Formalize um contrato para a locação da lista. Nele devem constar as condições comerciais, garantias, origem e limite de utilização dos dados. Nesse caso você estará seguro, caso ocorram problemas futuros.