Além da crescente tendência na realização de ações promocionais com foco em animais, parece que vem surgindo por aí uma novidade interessante: conquistar os cães para levar seus donos a produtos/serviços de seu interesse.
Em Estocolmo, Suécia, a locadora de automóveis Hertz usou exatamente esta estratégia. Para anunciar a introdução de jaulas para cães nos seus carros de aluguel, cujo transporte em muitos países não era permitido até então, a empresa fez uma ação para os cães e depois para os clientes.
Foram escondidos saborosos ossos para cães debaixo de diversos bancos e espaços públicos da cidade, facilmente encontráveis por estes, graças ao seu extraordinário olfato. Foi uma ação de “marketing olfativo” para cães que se encarregou de fazer o resto do trabalho.
Os ossos continham uma etiqueta que informava, aos donos, a nova facilidade oferecida pela empresa para que eles e seus animais pudessem viajar tranquilamente nos carros da Hertz.
É interessante observar que não houve necessidade de utilizar base de dados, ou de pagar um spot de TV, ou mesmo recorrer ao controverso e-mail marketing. A agência responsável pela ideia foi a Pool.