O novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) está quase pronto para inauguração, que ocorre no dia 28/10. As principais reformas da área de 60.000 m² foram concluídas. Agora começa a fase de investimento em equipamentos e mobiliário, para acomodar atletas das seleções brasileiras, árbitros, dirigentes e visitantes adequadamente.
As instalações ficam na cidade de São José dos Campos (SP), no distrito de Eugênio de Melo, próximo à Rodovia Presidente Dutra. A CBRu e a BR Properties negociaram o comodato da área por um período de três anos.
“Desejamos que o CT ajude no crescimento da modalidade e que possa somar aos bons resultados que a CBRu e o rugby nacional já conseguiram e conseguirão”, declarou Martin Jaco, Chief Investment Officer (CIO) da BR Properties.
O novo Centro de Treinamento conta com alojamento, refeitório, dois campos, academia, auditório para palestras e cursos, sala de árbitros, enfermaria, depósito e churrasqueira.
O local deverá abrigar treinamentos para todas as categorias das Seleções Brasileiras Masculinas e Femininas, jogos oficiais e partidas amistosas, além de clínicas e workshops, recepção de delegações estrangeiras, campeonatos da categoria de base e ainda realização de projetos sociais, conforme planejamento da CBRu.
A viabilização do espaço ajudará no desenvolvimento da modalidade, permitindo aos atletas de alto rendimento a realização de concentrações e treinamentos em ambiente adequado.Para o Presidente da CBRu, o novo CT é motivo de muita alegria:
“Qualquer modalidade esportiva que tenha planos para atingir metas internacionais necessita de um local adequado. A partir da inauguração, todos saberão o endereço único da Academia Brasileira de Rugby e esperamos propiciar crescimento e amadurecimento técnico para os atletas das Seleções Brasileiras. É motivo de orgulho a chegada de mais uma renomada empresa brasileira como apoiadora de nosso esporte. Agora, mãos a obra, com foco no desenvolvimento do futuro do rugby brasileiro: as categorias de base.”
Para a adequação e limpeza do local, a CBRu e o Grupo de Apoio ao Rugby Brasileiro (GRAB) investiram R$ 20 mil. Entre os principais trabalhos para revitalização estavam:
– Montagem de toda a rede elétrica/quadros/ligações;
– Montagem da rede de água e distribuição;
– Recuperação de todos os banheiros/vestiários com peças novas: louças, registros, válvulas, chuveiros elétricos, iluminação e pintura;
– Recuperação de todos os salões/áreas cobertas (iluminação, pintura, esquadrias, vidros, forro);
– Recuperação do campo principal (oficial) e do campo para treino específico;
– Recuperação da iluminação do campo principal;
– Limpeza geral;
São José dos Campos tem se mostrado um dos principais polos da modalidade. Com um time de elite e que influenciou a criação de vários outros no Vale do Paraíba, a cidade recebe com muito gosto a nova empreitada.
“É com muita satisfação que a cidade abriga este local. Estrategicamente, a localização do CT é privilegiada, em um polo industrial entre as principais capitais brasileiras, de fácil acesso. O rugby em São José está vivendo um momento muito especial, com bons resultados, e a construção desse centro é boa tanto para o desenvolvimento regional das equipes, como para o fomento da modalidade”, relatou o secretário de esportes de São José dos Campos, Sérgio Theodoro.