O Popai Brasil realizou no Espaço Apas, em São Paulo, entre os dias 04 e 05/10, três grandes eventos: o 1º SIM Varejo – Seminário Internacional do Marketing do Varejo, o Prêmio Popai Brasil e cerimônia de entrega do Prêmio Popai Brasil.
O público presente pôde acompanhar as exposições de nove palestrantes renomados que abordaram temas do PDV mundial. O SIM Varejo teve como finalidade disseminar o conhecimento sobre o marketing no varejo especialmente: Arquitetura Comercial, Comunicação Visual, Merchandising e Visual Merchandising.
O presidente do Popai Brasil, Romano Pansera, fez a abertura do evento. “Procuramos reunir neste seminário grandes personalidades e experts internacionais que trazem o que há de mais atual e as tendências para o varejo mundial e brasileiro. A divulgação deste seminário se desenvolveu em parceria com associações representativas do setor, além de contar com o importante papel das universidades e das academias, onde são preparados os futuros profissionais deste mercado”, declarou.
“Sabemos que o sucesso de um evento é o resultado de boas parcerias. E para nós do Popai Brasil é muito importante poder contar com empresas que acreditam na entidade que lidera o marketing no varejo e que colaboram para o crescimento e valorização deste setor”, completou Pansera.
No evento da terça-feira (04/10), foram apresentados assuntos que refletem o atual cenário do merchandising no Brasil. Temas como: “Inovação do varejo em meio ao contexto de mudanças e movimentos sociais”; “Novos conceitos gerando crescimento no varejo: case Carrefour Planet” com Francis Gasset, diretor de planejamento estratégico da agência Malherbe Design; “Caçadores de Influência: Transformando conceitos e design no ambiente da loja” com Nelly Sitbon, sócia da Chasseurs D’Influences. E, por último, Anibal W. Lagos, Diretor KEY Account da Coca-cola Femsa Brasil, apresentou o tema “Segmentação e Execução do Mercado”.
A primeira palestra teve a participação de Susanne Sorg, diretora geral de processos e projetos da empresa Tchibo GMBH, da Alemanha e de Karin Wunderlich, diretora executiva do Popai Alemanha, Áustria e Suíça, também membro do conselho Global do Popai.
Na quarta-feira (05/10), segundo dia, o SIMVarejo iniciou com a presença do Kenneth Nisch, Presidente da JGA, e Alexandre Tadeu da Costa, presidente e fundador da rede de franquias Cacau Show, para apresentarem o tema “Iconicity: Integrando Loja, Produto, Embalagem e Comunicação”. Na sequência, a programação seguiu com “A visão da Indústria e o seu papel no ponto de venda nos dias atuais”, com Nicoláz López, diretor de trade marketing da Kimberly – Clark.
O vice-presidente do Popai Brasil e diretor da Creative Display, Álvaro Taba, foi o moderador da última palestra do evento que teve como tema, “A competitividade no varejo e os novos padrões e exigências do consumidor nos diversos canais”, apresentada por John Ryan, Editor da RETAIL WEEK e EMA.
Durante os dois dias estiveram em exposição peças concorrentes ao Prêmio Popai Brasil 2011 e a cerimônia de entrega do Prêmio Popai Brasil ocorreu na noite da quarta-feira (05/10).
O SIMVarejo contou com a patrocínio da Coca-Cola Femsa, copatrocínio da Creative Display, AbilityTrade Marketing, Escala 7, Pointh Display e Promovisão. Apoio da Pernod Ricard, BRF – Brasil Foods, Grupo WK, Catupiry e Cocamar – Purity.