A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desenvolveu uma ferramenta em 360º para promover as atrações turísticas das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa de 14, no Brasil. Os vídeos, disponíveis no site do instituto, utilizam uma tecnologia de captação de imagens com visualização panorâmica e interativa, em que o usuário pode direcionar as câmeras para o local de interesse.
Até o momento, foram produzidos vídeos de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Curitiba (PR). Até o início de 2012, as outras sete cidades-sede serão contempladas e a companhia planeja ainda adicionar as principais atrações de todos os Estados brasileiros ao longo do ano.
A ferramenta mostra também os arredores dos locais, para estimular os turistas a conhecerem mais destinos além daqueles aonde os jogos serão realizados.
Para promover a ferramenta no Exterior, a Embratur fez o lançamento internacional ontem (04/10), em Bruxelas, na Bélgica, quando foi realizado o festival de cultura “Europália”, com o Brasil como tema. Na ocasião, o público recebeu óculos especiais para a visualização dos vídeos, com os quais é possível mudar as imagens por meio da movimentação da cabeça.